Texto de Paulo Leite

Persiste o impasse entre a VALEC e a Classe Ferroviária quanto ao reconhecimento do direito de recomposição de seus salários, direito assegurado pelas Leis do Trabalho em vigor no País.

Os esforços dos dirigentes sindicais, capitaneados por sua Federação,(FNTF)  continuam esbarrando na frieza dos dirigentes daquela Empresa que pura e simplesmente desejam que os Ferroviários absorvam em seus salários o crescimento da real taxa anual inflacionaria que não reflete aumentos reais em diversos insumos de consumo obrigatório como os relativo as despesas com a saúde.

Reuniões exaustivas acontecem e os avanços são insatisfatórios, uma vez que propostas apresentadas somente apontam para a continuidade do achatamento dos já achatados salários da Classe Ferroviária.

No entanto, os Representantes da Classe com firmeza e segurança não se vergam a tal insensatez e palmo a palmo vão ganhando terreno, pois acreditam que o bom senso prevalecerá.

Diante desse quadro ressalta a importância daqueles que fazem parte da REFER que podem se sentir em um PORTO SEGURO uma vez que a Fundação vem cumprindo seu papel de complementação dos que já se aposentaram.

A partir do 3º Quadrimestre deste ano de 2019 um novo ciclo se iniciará para a REFER com a renovação no seu Corpo Dirigente principalmente na composição dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, renovação esta que se completará em 2021 com a eleição de três novos Conselheiros para o Deliberativo e o Fiscal.

Com o sucesso já garantido das Eleições 2019, em fase de apuração de resultados, refletindo a livre escolha de 17.000 Participantes votantes terá início a apregoada RENOVAÇÃO desfraldada nas plataformas de seus diversos candidatos.

RENOVAÇÃO de ideias e valores, mas sem que se ponha de lado a experiência necessária a conduzir seguramente uma Entidade de Previdência Complementar aos fins ao que se destina.

Caberá tão somente então a nova Direção caminhar, não se esquecendo do passado recente não muito louvável, na direção almejada aos fins precípuos da FUNDAÇÃO REFER de dar garantias a seus Participantes almejadas quando de sua adesão.

Hoje, 05 de agosto de 2019, iniciamos a apuração dos votos apresentados na Eleição 2019 com o pensamento de que a REFER não desapontará em quem sempre nela confiou.

PAULO DA SILVA LEITE

Economista  e Administrador