Por Fernando Abelha
Em contatos mantidos, ontem, na Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF obtivemos a informação de que está agendada para amanhã reunião com os sindicatos da base, ocasião que serão analisados temas referentes à situação financeira dos sindicatos após a Reforma Trabalhista, e analisados os termos do Dissidio Coletivo a ser ajuizado no Tribunal Superior do Trabalho e do Acordo Coletivo 2019/2020, nos quais além da FNTF, constarão às assinaturas dos sindicatos, como forma de garantir os benefícios para todos os estados da Federação e, assim, contemplar amplamente categoria.
O Dissidio Coletivo será ajuizado junto ao Tribunal Superior do Trabalho pela FNTF na segunda quinzena de março. Fomos informados, também, que na mesma reunião de amanhã, serão analisados os termos do Acordo Coletivo do Trabalho – ACT 2019/2020 para os ferroviários em atividade, a ser encaminhado a VALEC – Engenharia, dois meses antes da data base de 1º de maio, com o pleito da categoria em atividade quanto as cláusulas econômicas e sociais além do pagamento do INPC pleno arbitrado a partir de maio. À semelhança do Dissidio Coletivo, o ACT terá, também, os resultados obtidos extensivos aos aposentados e pensionistas, de acordo com determinação legal.
Fomos informados, também, que do Dissidio Coletivo e no Acordo Coletivo 2019/20120 constarão cláusula das perdas salariais já reconhecida pela VALEC, quando da Comissão Paritária instituída em 2014.
Por sua vez, independentemente das ações em andamento voltadas ao Dissidio Coletivo e ao ACT, a VALEC solicitou recentemente a FNTF, novas informações quanto ao ACT 2018/2019 no que foi atendida de imediato. Essa solicitação da VALEC cria a expectativa da abertura de nova rodada de negociação, para a qual a FNTF estará de pleno acordo, se assim for sinalizado pela empresa.
Resta a categoria dos ferroviários, mais uma vez, aguardar a boa vontade da VALEC para que veja concretizado o seu justo direito constitucional do reajustamento salarial com os mesmos índices da inflação.
Bom dia.
Meus queridos. Só nos resta aguardar e orar para que seja feito tudo com justiça. Aproveito a ocasião para agradecer o esforço dos nobres homens que estão a frente da FNTF . Estamos no aguardo.
CurtirCurtir
Se existisse justiça “neste país” não precisaríamos orar nem aguardar.
CurtirCurtir
Antes que a VALEC termine. Previsão essa, colocada na mídia, para o mês de março vindouro.
CurtirCurtir
Vamos torcer e orar para, agora, dar certo! André, concordo com vc, mas como não existe justiça e nem responsabilidade, só nos resta pedir ao Pai para abrir a cabeça desta turma!!!
CurtirCurtir
acho absurdo ter que quase brigar para poder receber reajuste salarial , falta de consideração com os ativos e inativos, não precisaríamos brigar por im motivo que é nosso de direito. os ferroviários estão as traças até no tocante ao plano nosso que era plansfer e sesef acabaram, muito triste com essa situação.
CurtirCurtir
Já esta mais que na hora de jogar ping pong, esta solicitação só acontece quando nossas representações começam a se preparar para uma providencia junto ao TST, ano passado por duas ou tres veze solicitou negociação e em seguida desmarcou, o que tem que se entender que somos seres humanos, tralhadores que a vida toda foi dedicada a RFFSA, com muito orgulho, infelizmente hoje a merce de autoridades que não merecem nenhuma confiança por tudo que os mesmos veem praticando contra a classe ferroviária so nos resta socitar ao TST, justiça
CurtirCurtir
DE MINHA PARTE NÃO ESPERO NADA DESSE GOVERNO ATUAL A ESPERANÇA É QUE SE MANTENHA O QUE JA ESTA SENDO PAGO.
CurtirCurtir
Essa questão das perdas salariais se arrasta desde 2014 onde se tinha uma realidade diferente da atual .Pelo que me consta, , não existe um termo
efetivo que dê segurança jurídica ao cumprimento do que foi pactuado com a VALEC. Agora, quando vivemos um pensamento completamento diferente do governo, com a VALEC desac,reditada e na iminência de ser extinta, não nos resta outra alternativa que rezar para permanecer com o que está sendo pago, como bem destacado pelo amigo Zilto..
CurtirCurtir
Felizmente a PTralhada está fora do governo, com o capitão no comando,e segundo postagem feita aqui no blog, o mesmo disse que ferroviários e metroviários teriam seu apoio, então………….
CurtirCurtir
Espero que não demore muito de resolver já vai completar 2 anos paciência tem limite tá na mão de Deus e com ajuda dos companheiro w
CurtirCurtir
Só nos resta esperar. Boa sorte aos nossos
representantes.
CurtirCurtir