O calendário nos proporciona a cada 365 dias, indefinidamente, um começar de novo. Assim é em nossa vida pessoal e, sempre que necessário, nas instituições. Com a Fundação REFER não é diferente. Em 2018 o ano finaliza com nova diretoria, após gestão transitória do Conselho Deliberativo, no decorrer dos últimos sete meses. Diz o conhecido jargão: “Ano novo vida nova”.
Seguramente, serão grandes os desafios que a diretoria terá de superar em 2019. A começar pela imediata adequação administrativa da REFER, em acatamento às importantes mudanças normativas que vêm ocorrendo na gestão dos Fundos de Pensão, capitaneadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, órgão do Ministério da Fazenda, fiscalizador e condutor da política nacional de previdência complementar.
Assim, a diretoria como um todo, se propõe a permanecer comprometida aos processos de mutação emanados do órgão condutor e fiscalizador, no caminho de encontrar a melhor performance aos interesses da Fundação, dos participantes e das patrocinadoras.
Em novembro de 2017 equacionou-se a dívida da União com o Plano de Benefício da RFFSA. A partir da gestão do Conselho Deliberativo, pelos últimos sete meses, novas diligências foram desenvolvidas com denodo e ampla participação dos conselheiros, no afã de melhor servir aos participantes, não somente quanto à segurança dos processos mas, sobretudo, na adequação das ações administrativas, de seguridade e investimentos, oferecendo permanentes informações à Previc e, através da intranet, ampla transparência de seus atos, a todo quadro funcional, que se viu, assim, prestigiado e comprometido com os processos que lhes são afins.
No âmbito do relacionamento com os órgãos normativos e executivos do Governo Federal, nos segmentos jurídicos e administrativos, se fez presente em contatos pessoais em Brasília, relacionados à dívida da CBTU com a Fundação, dívida essa que envolve direitos de participantes no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Natal e Maceió, além de reflexos nas patrocinadoras CPTM, Central, CTB e Metrofor. O CODEL defendeu uma solução a ser atingida em harmonia com os reconhecidos e justos direitos da categoria dos ferroviários e metroviários, quanto a sua previdência complementar.
Outrossim, urge a necessidade da Fundação adequar-se, notadamente, nos segmentos financeiros, investimentos, análise e controle de riscos, através de técnicos selecionados no mercado de trabalho, preferencialmente, com reconhecida experiência profissional.
Nesta toada, faz-se necessário rever a estrutura organizacional, as normas eleitorais para conselheiros deliberativos e fiscais; Estatuto Social; Política de Investimentos e muitas outras atividades voltadas à segurança da administração, apontando-se à necessidade da mais rápida modernização e adequação dos preceitos emanados pela legislação específica, em especial quanto a segurança nos investimentos e melhor desempenho administrativo.
Ainda os nossos participantes ativos e assistidos, incluindo-se os pensionistas, passarão a contar com o aprimoramento das melhores técnicas de atendimento no relacionamento habitual em sua casa renovada, a Fundação REFER.
Enfim, com total transparência abriremos a Fundação aos órgãos de classe e aos participantes através das conhecidas técnicas editoriais, tais como, o periódico Expresso REFER, o novo e moderno site, já construído e que em breve será lançado, juntamente com a Central de Relacionamento ao Participante renovada, ajustando-se a agilização de consultas pela internet e através do 0800, para melhor servir. Esses são os primeiros imediatos propósitos dessa diretoria no decorrer dos dias que se seguirão.
A oportunidade da edição desse informativo nos proporciona fazer chegar aos nossos milhares de participantes, além de conselheiros, patrocinadoras, órgãos de classe, fornecedores e todos os demais cooperadores com quem nos relacionamos, os votos de um mundo de felicidades nesse Natal e por todo ano que se avizinha.
Fonte: site da Fundação REFER
Muito importante esses esclarecimentos. Votos de êxitos nas novas obrigações.
A Diretoria está completa?
CurtirCurtir
Jorge
Ainda não. Falta o Diretor de Seguridade. O meu nome, após ser aprovado em exame de seleção, foi enviado a PREVIC pelo Conselho Deliberativo para homologação. Estamos aguardando. A REFER está sendo conduzida por dois diretores, o Presidente acumulando a Seguridade. As decisões são tomadas com muita segurança e proficiência.
CurtirCurtir
Espero que seu nome seja aprovado.
Sua competência e sua honestidade, interesse pelo serviço e pelos ferroviários são grandes fatores que na certa auxiliarão nossa REFER.
Tenho certeza.
Boa sorte.
Abraços.
CurtirCurtir
Rogo a Deus seja aprovado o nome do de Vossa Senhoria para diretor de Seguridade pela Vossa competência e honestidade na causa em questão e pela brilhante atuação na área de informação muito importante para governo da sofrida classe deferroviário.
CurtirCurtir