Por Fernando Abelha
Notícia colhida na tarde de ontem através de fonte fidedigna, dá conta de que a folha de pagamento dos atrasados dos ativos, aposentados e pensionistas já foi elaborada estando previsto, em torno do dia 15 de setembro, o pagamento dos atrasados de maio de 2017, até agosto deste ano, incluindo o 13º salário. O reajuste obtido pela Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF, através de Dissidio Coletivo impetrado no Tribunal Superior do Trabalho-TST, foi de 3,98% que deverá ser aplicado no salário que cada um recebe, pelo número de meses de maio até hoje.
Quanto ao Acordo Coletivo de Trabalho referente a 2018 ao invés de 30 de setembro como publicamos erroneamente, a nova rodada de negociações entre s VALEC – Engenharia e os sindicatos da base da FNTF e de outros sindicatos de ferroviários, ocorrerá no dia 27 deste mês, a partir das 14 horas em Brasília. Este será o terceiro encontro entre as partes para decidir aplicação da inflação anunciada para maio deste ano, que foi de 1,78%. No primeiro encontro a VALEC ofereceu 40% sobre o índice inflacionário; no segundo 50% o que vem sendo recusado pelos representantes da categoria. Além da inflação plena ingociável com qualquer redução, a FNTF incluiu no ACT as perdas salariais dos últimos oito anos que ultrapassam aos 40% de reposição. Enquanto isso, os oito primeiros níveis da tabela de Cargos e Salários dos ferroviários da RFFSA, estão abaixo do salário mínimo o que se agrava quando não são respeitados pela VALEC os índices inflacionários.
O que falta para abrir um Processo de Dissídio Coletivo junto ao TST?Não perceberam que a Valec está protelando esse acordo para não haver dupla despesa num mesmo período anual?
CurtirCurtir
Obrigada, por nos manter informados !
CurtirCurtir
RECOMPOSIÇÃO SALARIAL X COMISSÃO PARITÁRIA.
Embora não seja um pessimista,mas não acredito mais, que a direção da VALEC, faça qualquer proposta, em torno das perdas salariais, apuradas pela comissão paritária, fruto do acordo coletivo de 2014, da mesma forma o os ministros do TST, já deixaram claro, sua posição em julgamento anterior, então entendo que FNTF deveria estudar a viabilidade, de entrar com uma ação de cumprimento de acordo firmado.( Para os ativos ) segundo o companheiro ADAUTO ALVES, existe farto material, que pode subsidiar a ação, claro se for o caso.
CurtirCurtir
Aqui onde resido, Jaboatão dos Guararapes-PE, uma cidade da região metropolitana de Recife, que já abrigou, um grande oficina de manutenção ferroviária e uma escola de formação profissional ferroviária, ainda encontramos na principal praça da Cidade, dezenas de companheiros aposentados, tanto complementados, como os que recebem só pelo INSS, e imaginem vocês, que dia desses, um destes aposentados, mostrou-me seu contra-cheque, para eu averiguar se o valor estava tudo certo, na ativa saiu pelo nivel 217, salário atual no INSS R$ 3.193,00, se ele estivesse complementado seria R$ 1.670,00 incluido ai 35% de quinquenio. Isto é apenas um exemplo do que a VALEC fez com os salários dos complementados.
CurtirCurtir
Acredito que doravante,somente através do TST,teremos alguma correção para o Acordo 17/18,que dizem estar sendo negociado.Quanto às perdas apuradas pela comissão paritária,somente com uma ação na Justiça teria andamento,pois até o TST saiu pela tangente,não dando qualquer andamento no julgamento do período anterior.
CurtirCurtir
Parabéns Abelha, vamos continuar acompanhando.
CurtirCurtir
Prezado Lino
É importante a sua participação nos comentários do blog.
Obrigado
CurtirCurtir
Obgd amado amigo joao abelha ! deus abencoe por essa luta para nosso beneficio e receber o que e de nosso direito adquirido ; Deus abencoe sempre ! jaldenite Costa Herculano ; viuva joao herculano desde 12/10/1987_ pensionista cm 70% do salario !
CurtirCurtir
Com isso, já ganharam a correção referente aos meses atrasados! Mais uma jogada para prejudicar os ferroviários!
CurtirCurtir
EXATAMENTE, josé luciano, o justo e certo, seria corrigir as parcelas atrasadas, com no minimo a inflação dos 15 meses atrás.
CurtirCurtir
OI SEU FERNANDO BOM DIA!AQUI EM MINHA CIDADE HÁ UM MOVIMENTO DE FERROVIARIOS APOSENTADOS ENTREGANDO DOCUMENTOS PARA UM ADVOGADO QUE SE INTERESSOU PELA CAUSA DA PARIDADE E OS RESPECTIVOS ATRASADOS !NÃO DEIXEI MEU ESPOSO PARTICIPAR UMA VEZ QUE OS SINDICATOS JÁ ESTÃO NEGOCIANDO ISSO !O SR PENSA QUE ISSO É VIÁVEL?QUE ESSE ADVOGADO PODE CONSEGUIR ?ATT !ABRAÇOS FRATERNOS!
CurtirCurtir
Tânia
Qual a sua cidade ?.
O problema da paridade é complexo e vem sendo indeferido injustamente pelo DEPEX, órgão do Ministério do Planejamento. É necessário ter muito cuidado porque alguns advogados vendem ilusão. Pedem dinheiro antecipado e nada resolvem. É importante ouvir o seu sindicato.
CurtirCurtir
Boa tarde caro João, é com satisfação que recebi essa notícia por aqui pelos nossos atrasados, será que sairá ainda no mês corrente.Muito obrigado.
Roberto Couto -CBTU
CurtirCurtir
Roberto
A pevisão é que os atrasados sejam pagos entre os dias 15 e 20 deste mês.
CurtirCurtir
Prezado amigo João Abelha. Leio com frequência suas notas nos informando tudo que se passa no meio ferroviário. Sou aposentado há 22 anos, fui Sup. de Tração na SR 3 e até hoje não me conformo que tenham privatizado a ferrovia e tão logo terem criado a tal VALEC que nada faz, somente nos prejudicam. Abraço Helvécio
CurtirCurtir
Helvécio
Coisas dos políticos que comandam o País.
CurtirCurtir