Por Fernando Abelha
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pretende revisar a atual situação dos trechos inoperantes e abandonados pelas concessionárias da RFFSA e FEPASA. Em relação aos trechos inoperantes, a ANTT sustenta que se mostra prudente aperfeiçoar os estudos técnicos relacionados aos ramais sem tráfego, visando verificar a possibilidade de recuperação dos trechos, com o objetivo de capacitá-los à prestação do serviço de transporte ferroviário de cargas. No caso de inviabilidade técnica ou econômica para a exploração dos trechos, deverá ser demonstrada as razões, bem como ser realizado estudo especifico, com a finalidade de se identificar o potencial do(s) respectivo(s) trecho(s), para destinação diversa do transporte ferroviário de carga, visando o interesse público. A agência também aceitou destinar parte dos recursos obtidos com a concessão à preservação da memória e do material histórico das ferrovias.
Fontes: Internet, ANTT
Só agora? Coincidência quando o MPF e o TCU estão barrando a RENOVAÇÃO ANTECIPADA dos contratos de concessão. A ANTT só está querendo justificar sua omissão e agora ajudar na renovação antecipada dos atuais concessionarios. (leia-se COSAN e VALEC.
CurtirCurtir
O “estudo” precisa ser submetido à Sociedade, pois, como sabemos, “o papel aceita tudo”. Esse papo de inviabilidade técnica e econômica não cola. As concessionárias se aproveitaram dos ramais de baixa densidade de tráfego e “arremataram” as linhas a preços de “ferrorama”. Depois abandonaram as linhas, permitiram as invasões, depredações, furtos etc. Elas terão que reconstruir as linhas criminosamente abandonadas.
CurtirCurtir
Barb… arrendaram mais de 30 mil km , que hoje estão em torno de 10 mil km operantes , e ainda querem renovar a concessão.
CurtirCurtir
O que se pode esperar de um governo Temer e um Congresso desmoralizado?
CurtirCurtir
Engraçado não é NILSON, não vi o sr. mencionar o nome do sociológo, responsável pela entrega, não só da RFFSA, mas de muitas outras estatais Brasileiras, inclusive as rentáveis como VALE, CSN etc..etc.. quando LULA chegou ao poder em 2002, o estrago já estava feito. O grande problema de muitos ferroviários a época é que nunca acreditaram na privatização da empresa, inclusive aqueles alertavam a categoria quanto esta possibilidade, nunca foram escutado pela classe, e a bem da verdade ainda tem muita gente que acha que tudo tem ser privatizado.
CurtirCurtir
Sr João, fhc,lula e color de melo,foram os piores presidentes,deste país, na minha opinião. destes só lula teve meu voto,no primeiro desgoverno dele,porque dizia na campanha,que iria rever as privatizaçoes,que começou,com o itamar franco,que era vice do color,inclusive foi o itamar que começou com as privatizações, e inclusive foi ele,que privatizou a csn em 1993. o fhc e o psdb,nunca teve e nunca tera meu voto,mas tem uma coisa,ele na campanha dele ele falou que iria privatizar,não fez igual …ao lula,que falou uma coisa e fez outra,inclusive privatizando aeroportos,portos,rodovias,etc e no desgoverno dele privatizaçao virou concessão.
CurtirCurtir
Agora sim Nilson, você lembrou de outras figurinhas carimbadas da safadeza Nacional, é que ás vezes vocês anti-petistas, deixam a impressão de que foram os Ptralhas que descobriram o Brasil, para a gente sermos justos, precisamos dar, os nomes de todos os bois.
CurtirCurtir