Por Fernando Abelha

O exercício dos cargos pelos participantes da Fundação REFER selecionados às funções de diretor-presidente, diretor financeiro e diretor de seguridade, se dará assim que a Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC aprovar a habilitação dos novos membros.

Em reunião extraordinária realizada no dia 23 de julho, o Conselho Deliberativo da REFER recebeu o relatório de conclusão sobre os trabalhos de recrutamento e de seleção aos cargos de Diretor-Presidente, Diretor Financeiro e Diretor de Seguridade, conduzido pela empresa MSA Recursos Humanos.

Com o relatório, foram entregues envelopes lacrados referentes a cada cargo, contendo os finalistas do processo – com a indicação de três profissionais por diretoria, para escolha final. O Conselho Deliberativo definiu a composição da nova diretoria após a seleção dos seguintes participantes:

Diretor-Presidente – engenheiro Manoel Geraldo Costa, participante assistido da patrocinadora RFFSA;

Diretor Financeiro – economista Carlos Alberto Pinto da Silva, participante assistido da patrocinadora CBTU;

Diretor de Seguridade – advogado Ricardo de Souza Santos, participante ativo da patrocinadora REFER.

O efetivo exercício dos cargos fica condicionado à emissão do Atestado de Habilitação de Dirigente pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), conforme dispõe a Instrução Previc nº 06, de 29/05/2017. Os novos diretores concluirão o mandato em vigor em 31 de agosto de 2019, podendo haver recondução para novo mandato de quatro anos.

O processo seletivo recebeu cerca de 60 inscrições e, após triagens, 39 pessoas concorreram aos três cargos, sendo 17 para Diretor-Presidente, 18 para Diretor de Seguridade e quatro para Diretor Financeiro. A seleção foi inteiramente conduzida pela empresa contratada, especializada em recrutamento e seleção, com mais de 25 anos de experiência e forte atuação no mercado de fundos de pensão e previdência.