Por Fernando Abelha
A greve dos caminheiros leva a sociedade a pagar o desgoverno de ontem. Há 20 anos Fernando Henrique Cardoso, com sua política neoliberal, deu início à privatização da estatal Rede Ferroviária Federa – RFFSA, um dos maiores patrimônios físicos do Brasil. Lula da Silva e Dilma Rousseff concretizaram o feito. Então, 28 mil quilômetros de linhas férreas, por todo território nacional, que por mais de um século serviram ao pais, foram entregues a cinco concessionárias que, simplesmente, abandonaram 20 mil quilômetros à própria sorte. Milhares de vagões e locomotivas, trilhos e maquinarias foram transformados em sucata, causando prejuízos de bilhões de reais ao erário público. Os causadores desse descalabro estão questionados no Tribunal de Contas da União, juntamente com os que pelo governo, deveriam proceder a fiscalização contratual, quanto a preservação do patrimônio concedido e a contrapartida aos cofres do governo. Atualmente, as concessionárias somente transportam os seus produtos. Abandonaram a carga geral: derivados de petróleo, álcool, produtos agrícolas, cimento, produtos acabados de siderurgia e a indústria como um todo. Hoje 80% da riqueza nacional é transportada por caminhões que danificam as rodovias e causam milhares de acidentes. Nós merecemos!…
Fernando Abelha foi gestor da Comunicação Institucional e marketing da extinta RFFSA; editor do blog ferroviavezevoz.com

Esperamos que os próximos governos voltem a investir em ferrovias, para que o nosso Brasil possa ter mais uma alternativa de transportes, tanto de mercadorias de um modo geral como de passageiros entre os estados.O que fizeram com a RFFSA,foi um crime de lesa pátria.
CurtirCurtir
Amigo Odevar
Diz o provérbio popular ” Quem espera sempre alcança, mas desesperar que espera uma esperança”
CurtirCurtir
É triste ver uma notícia dessa e mais triste ainda é ver os autores de crime impune. Em qualquer país de vergonha estariam presos. E hoje vemos ainda alguns dos nossos companheiros que trabalharam com dedicação e amor ser brutalmente injustiçados pela VALEC. Salários que não dar nem pra custear a situação de saúde que vivem. Meu Deus. Quanta injustiça vivemos nesse país. Enquanto os países de primeiro mundo prioriza os trens aqui acabam. Só Deus.
CurtirCurtir
Lúcia
É verdade. De fato muito triste. Mas o que esperar de governos preocupados mais com o próprio umbigo.
CurtirCurtir
OI É O PAGAMENTO DO DISSIDIO JUNTAMENTE COM OS ATRSADOS?PODEMOS TER ESPERANÇAS?GRATA
CurtirCurtir
Tânia
Nos anos anteriores assim ocorreu. Esperamos que também seja para esse ano.
CurtirCurtir
Falou e disse jornalista Jornalista João Abelha.Nos primórdios de minha atuação na ferrovia,fui chefe de estação.Sobral,a maior estação da zona norte do Ceará,era uma célula importante,um prédio muito bonito,antigo.Havia indústria de cimento,óleos vegetais e um comércio que abastecia o interior norte com os mais diversos produtos,próprios para o transporte ferroviário.Hoje está abandonada,os arbustos tomando conta da área.A concessionária que subutiliza a ferrovia,usa apenas fração da estação,deixando o resto caindo aos pedaços.Assim ocorre em todo país.O Ministério Público devia fazer um levantamento e responsabilizar perante a Justiça,os responsáveis por este crime,que foi o sucateamento total de um parque ferroviário tão grande e importante.
CurtirCurtir
José Rodrigues
Para os ferroviários é penoso assistir tanta insensatez…
CurtirCurtir