Por Fernando Abelha
Recebemos do presidente da Associação dos Aposentados da RFFSA, líder ferroviário Nelson Fernandes Cruz, o texto inserido abaixo que lhe fora enviado pela Associação dos Engenheiros Ferroviários: AENFER.
Eis o texto que conta com o total apoio de Nelson Cruz, em nome de aposentados e pensionistas da RFFSA. Este mesmo pronunciamento nos foi, também, encaminhado pela engª Izabel Cristina Junqueira, presidente da AENFER:
“Tomamos conhecimento de mais uma artimanha da Valec no sentido de prejudicar, mais uma vez, a categoria ferroviária, manobrando nos bastidores para adiar o julgamento do nosso dissídio coletivo 2017/2018, cuja audiência já estava marcada para o dia 14/05, que pasmem, foi postergada para o dia 11/06, sob o pretexto de novas negociações.
Ora, uma empresa que nunca quis negociar, desde maio de 2017, oferecendo sempre um índice de reajuste de 0%, vem agora, às vésperas da audiência, propor reabrir negociações.
Causa-nos estranheza que com o dissídio suspenso aconteça uma reunião de mediação entre a VALEC e os sindicatos ligados a FNIST no TST no mesmo dia cancelada audiência, com contraproposta danosa à categoria ferroviária.
Permitimo-nos relembrar que em 2002 aconteceu algo assemelhado, quando assinaram com os liquidantes da extinta RFFSA o famigerado acordo aceitando o percentual de reajuste de 9%, embora já tivéssemos uma sinalização na casa de mais de 20%, o que levou a intensa batalha no TST que resultou num reajuste de 14%.
Aguardamos atitudes firmes da FNTF e dos seus sindicatos na defesa intransigente dos nossos direitos.
Gostaríamos de registrar que a VALEC, a partir de maio de 2014, vem se utilizando do orçamento executado da folha de pagamento dos empregados da extinta RFFSA para atender as promoções e ascensões dos empregados do seu quadro próprio.
Igualmente, a expectativa da AENFER é a de que os Ministros do TST reconheçam a extrema situação de dificuldade da categoria e nos devolvam o que nos é de direito.
A Diretoria”
Fonte: Site da AARFFSA

Parabéns pelo apoio e texto bem elaborado, digo verdadeiro, esta é a realidade dos fatos, esta na hora de dar um basta , acionando o Ministério Público Federal e a Polícia Federal, para a devida investigação ,
CurtirCurtir
DENÚNCIA JÁ
CurtirCurtir
A justiça não é cega nos é que não enxergamos a verdade.
CurtirCurtir
A gente chega a conclusão que a VALEC existe para atender os interesses deles, ignorando e desrespeitando mais de 60.000 mil ferroviários e pensionistas.Esperamos que a FNTF e os sindicatos filiados tomem as devidas providências,para evitar mais essa injustiça.
CurtirCurtir
Só lembrando que passado o dia 11 de junho de 2018, no dia 14/06/2018 começa a COPA do MUNDO, que terminara no final de julho 2018. Dai babau o dissidio fica para o fim do ano.
CurtirCurtir
É HORA DE SOMAR.
Nas entrelinhas, levanta-se uma suspeição sobre a atuação da dita federação 2 ( FITF) eu pessoalmente, não acredito que quaisquer grupos de entidades que defendem a categoria,estejam querendo fazer gol contra os ferroviarios, lli a ata da reunião ( se encontra no site da FITF ) e não identifiquei tal atitude. Agora, o fato concreto, é que vejo a falta de articulação politica, das diversas representatividades dos aposentados espalhadas por este Brasil afora, na hora que é preciso pressionar politicamente a direção da VALEC, ou se isso é feito, há muito pouca divulgação.
CurtirCurtir
Parabenizar a postura do companheiro Nelson Fernandes Cruz, presidente da Associação dos Aposentados da RFFSA pelo seu grito em defesa dos ferroviários colocando a Valec como uma empresa distante dos interesses dos empregados inativos. Na verdade não há um registro sequer, até hoje, de apoio desta que seria a sucessora da maior empresa ferroviária da América do Sul, aos que deixaram suas marcas positivas e indeléveis, através dos anos que antecederam estas indesejáveis mudanças.
CurtirCurtir