Texto e edição de Luis Fernando Salles
Dando continuidade ao tema apresentado no último domingo, sobre o novo trajeto turístico Rio-Minas, na postagem de hoje, vamos relembrar sobre a antiga Estrada de Ferro Praia de Mauá – Petrópolis, que hoje em dia se encontra desativada.

Idealizada pelo empresário Irineu Evangelista, posteriormente conhecido como Barão de Mauá, a estrada de ferro foi inaugurada em 30 de abril de 1854, sendo a primeira do Brasil. Inicialmente, seu trecho possuía 14,5 km, que ligavam o Porto de Mauá a Fragoso, no Rio de Janeiro. Pouco depois, em 1856, a ferrovia foi estendida para subir a serra até Petrópolis, passando a ter mais 15,9 km.
(Se você quiser conhecer melhor a história da Estrada de Ferro Mauá, acesse o link: http://www.guiadepacobaiba.xpg.com.br/ferrovia.htm)
O retorno da E.F Mauá, traria um impacto significativo na circulação de sua região. De acordo com a AFPF, a ferrovia poderia transportar 11.200 pessoas por dia, quase 8.000 a mais do que o necessário para que sua operação seja economicamente viável. Além disso, seria fundamental para a revitalização da cultura e economia do local, já que perderam muita força após o fechamento do trecho.
O Blog Ferrovia Vez e Voz, deixa aqui seu posicionamento a favor de projetos que sejam justos e honestos, para que se possa reformar esta tradicional estrada de ferro, possibilitando que a sociedade fluminense possa usufruir mais uma vez dos benefícios trazidos por ela.
Fontes: AFPF – Associação Fluminense de Preservação Ferroviária e A Casa Fluminense (Site)

Caro Abelha. Vivemos hoje num Brasil muito diferente. Fazendo esse trem de onde os marginais vao pegar dinheiro para uso impróprio? Vide nossos salários que desde maio de 2017 não são reajustados. O que o Brasil vem perdendo com os comentados roubos de trilhos, materiais ferroviários, invasões de terras, Estação Barão de Mauá sendo saqueada.
Sou plenamente favorável à reconstrução dessa ferrovia que tem um ótimo traçado entre Guia de Pacobaiba e Vila Inhomirim. Um ótimo exemplo de engenharia na época em que foi construída.
Que belo exemplo estão proporcionando os abnegados ferroviaristas de Santos Dumont, MG, ao reformarem locomotivas, carros de passageiros e a via permanente entre Cataguases, MG, e Três Rios , RJ.
Enquanto isso as mídias divulgam diariamente monstruosidades cometidas por péssimos espécimes de brasileiros e outros.
CurtirCurtir