Por Fernando Abelha
Permanece na Junta de Dissídios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho – TST, no aguardo da pauta para convocação das partes, o pleito da categoria ferroviária defendido pela Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF em face da VALEC – Engenharia, quanto as cláusulas econômicas – correção do INPC 2016/2017 e perdas salariais dos últimos cinco anos – com data base em maio de 2017.
Sabe-se, no entanto, que para o pleito dos ferroviários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, com data base em janeiro do mesmo ano, a Procuradoria Geral do Trabalho do TST, deu parecer favorável à correção do índice inflacionário em 3,98%, referente ao INPC daquele ano. O assunto devetrá entrar em apreciação pela Turma de Dissídios Coletivos nos próximos dias. A classe ferroviária da extinta RFFSA, ativos, aposentados e pensionistas, aguarda com ansiedade e esperança o resultado da CBTU que, certamente, servirá de referência aos ferroviários da RFFSA.

Em relação ao DC da CBTU foi retirado de pauta de julgamento
10/04/2018 Conclusos para voto/decisão (Gabinete do Ministro Maurício Godinho Delgado)
09/04/2018 Retirado de Pauta
26/03/2018 Incluído em pauta o processo para o dia 09/04/2018 às 13:30.
CurtirCurtir
Francisco
Tenho a informação que foi retirado de pauta pelo fato da Federação dos Correios ( EBCT) ter arguido que a CBTU passou na frente deles. Certamente, entrará novamente em pauta após a análise do Dissídio dos Correios. Isto é o que apurei por ouvir dizer. Nada oficial.
CurtirCurtir
DC-1000295-05.2017.5.00.0000
A Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal Superior do Trabalho julgou no dia 12/03/2018 o dissídio coletivo ajuizado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) contra diversas entidades sindicais representantes de seus empregados.
CurtirCurtir
Joao abelha os 35% tambem tao pleiteados ai ne??
CurtirCurtir
Vanessa
Sim. É um direito nosso já reconhecido pela Comissão Paritária, solicitado pela FNTF através dos Acordos Coletivos do Trabalbado desde 2015.
CurtirCurtir
È Vanessa, sonhar ainda não está não proibido.
CurtirCurtir
Estou aguardando ansiosamente,pois já estou nos 80anos e
meu benefício como pensionista da RFFSA desde jaNEIRO DE2017não tem reajuste.solicito favor en viar notícias pelo email: ananilzaluz@gmail.com.br Obrigada, que Deus os aBENÇOE semnpre.
ANA NILZA
CurtirCurtir
Ana
Qualquer notícia será publicada no blog. Acompanhe…
CurtirCurtir
Será que teremos notícias do ACT ainda este mês?
CurtirCurtir
Carlos
Não existe data ainda marcada pelo TST para julgar o Dissídio. Portanto, a qualquer momento, poderemos ter notícia sobre este assunto.
CurtirCurtir
Estamos muito chateados esperamos quase um ano para o julgamento e nada. Muita revolta. Isso nunca aconteceu com a gente de esperar tanto tempo para resolver o que é pior um acordo vai entrar no outro.
CurtirCurtir
Leornado
Com a liquidação da RFFSA o ferroviário transformou-se em resto, lixo. As medidas juríducas para o nosso reajuste já foram tomadas. Resta-nos, apenas, aguardar a decisão do TST.
CurtirCurtir
vamos torcer que este seja realmente o dia da d
CurtirCurtir
Prezado prof. Fernando Abelha, acabo de ler uma informação do colega João Ribeiro, que a VALEC já convidou os dirigentes sindicais para discutir o ACT, 2018/2019,
Eu pergunto – e o ACT de 2017/2028?
CurtirCurtir
Carlos
O ACT 2016/2017 eatá para ser marcada a pauta a qualquer momento pelo TST. O de 2017/2018 é que deverá ser analisado conjuntamente FNTF e VALEC após o dia 1° de Maio, nossa data base.
CurtirCurtir
Carlos
É isso aí. Eu tenho essa infirmação confirmada.
ACT 2017/2018 pelo fato da VALEC oferecer zero por cento, foi transformado pela FNTF em Dissidio Coletivo e encontra-se no TST aguardando apreciação.
CurtirCurtir
Professor, bom dia!! O dissídio 2016/2017 ja foi pago em dezembro de 2016 juntamento com o dissidio 2015/2016. O dissídio que está para ser julgado pelo TST é o 2017/2018. Já o acordo coletivo 2018/2019 foi encaminhado à Valec para análise. ABS.
CurtirCurtir
Luciama
É verdade.
Estou me atrapalhando om essas datas perversas.
CurtirCurtir
Professor, Boa tarde!! A Valec é que complica a situação da categoria, descumprindo a legislação e deixando de pagar os reajustes devidos. ABS.
CurtirCurtir
Luciana
É isto aí…
CurtirCurtir
Luciana
Sem qualquer motivo a VALEC somente tem nos prejudicado. O importante é pelejar contra os inimigos da categoria. Vamos em frente enquanto Deus nos permitir.
CurtirCurtir