Pesquisa e edição por Luis Fernando Salles

A Previdência Social começa a pagar a segunda parcela do décimo terceiro de aposentados, pensionistas e segurados do INSS este mês. Os créditos serão liberados a partir do dia 24 de novembro. Os primeiros a receber serão os que ganham até um salário mínimo (R$ 937) e têm inscrição com final 1.

Vale lembrar que esta parcela do 13º virá com os descontos previstos em lei, entre eles o Imposto de Renda na fonte, conforme o valor da aposentadoria ou da pensão do INSS. O crédito dos abonos segue o mesmo calendário dos benefícios mensais. Por isso quem ganha acima de um mínimo começará a receber os valores a partir de 1º de dezembro. Neste caso, o pagamento sai para aposentados e pensionistas com final de inscrição 1 e 6.

A primeira parcela do 13º foi liberada com a folha de agosto deste ano. A partir da segunda quinzena deste mês os aposentados podem conferir o 13º. Os valores estarão disponíveis para consulta pela Central 135 ou pelo http://www.previdencia.gov.br. Quem não tem internet pode ir à uma agência do INSS para verificar o valor.

Para ter acesso ao contracheque, o aposentado deve entrar no site e clicar em Extrato de Pagamento, ir até Emitir Extrato, Extrato Previdenciário e Fazer Login. Deve digitar CPF, senha e código.

Fonte: O Dia/Mídia News, Internet