Pesquisa e edição: Luis Fernando Salles
A operadora de trens francesa SNFC anuncia que irá colocar trens de alta velocidade – e autônomos – para rodar o país europeu em 2023. O planejamento também envolve um protótipo que deve estar em testes já em 2019.
O trem deve rodar a mais de 300 quilômetros por hora e transportar apenas cargas em um primeiro momento para que, então, possa transportar pessoas de Paris ao sudeste da França em 2023.
Apesar de ser autônomo, o equipamento pode ser operado de forma remota. A ideia também é que maquinistas permaneçam no vagão para prestarem auxílio em caso de emergências – também para esses casos, haverá sensores e sistema de frenagem automática que é acionado se necessário.
Para entender mais ou menos como irá funcionar o transporte, Matthieu Chabanel, gerente-diretor da SNCF, explica que é como em um avião. “Em aeronaves, você sempre tem o piloto, felizmente, mas você tem o sistema de piloto automático”, comparou ele em entrevista à publicação francesa FranceInfo.
Apesar de sistemas autônomos como este não serem incomuns no mundo, esse é possivelmente o primeiro a ser aplicado a trans que operam em alta-velocidade.
Fonte: Bit Magazine; Revista Ferroviária; Internet

Bom dia nobre Jornalista,
Uma pergunta que não quer calar. Como estão as negociações do nosso ACT, a administração da (valec) continua a nos ignorar, a nos desrespeitar? E ninguém faz nada para combater essa postura maldosa e sem razão aparente dessa Estatal? Porquê que FNTF prevendo isso não procurou, antecipadamente um antídoto político para combater esses mal intencionados com relação a nossa briosa e sempre guerreira classe ferroviária, que atualmente não podem lutar com tanta intensidade como outrora, devida na sua maioria ser formadas por ferroviários com idade avançada, pois bem segue aí o meu protesto para que essas insanidades da (valec) não volte a acontecer nas futuras negociações, sinceramente não sei se me fiz entender nesse protesto solitário demonstrando, em nome dos ferroviários aposentados, como eu toda a minha revolta.
Muito obrigado pelo espaço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Alcides
A FNTF está agindo em nossa defesa. No momento oportuno daremos maiores informações.
CurtirCurtir
FORMULA 1
Camaradas, um trem de cargas a 300/km/hora,é um formula 1 nos trilhos,mas é a França, que sempre esteve na vanguarda da construção ferroviária mundial, já o Brasil ? destrói suas ferrovias e seu parque industrial ferroviário.
CurtirCurtir