Texto de Luis Fernando Salles

A Associação Mútua Auxiliadora dos Empregados da Estrada de Ferro Leopoldina comemorará, no próximo dia 27, o seu centenário de fundação.

A  Mútua, uma das mais antigas entidades de classe do Brasil, foi criada em 27 de julho de 1917, com o apoio da administração da então Estrada de Ferro Leopoldina Railway, ainda sob a administração dos ingleses, por entenderem a necessidade de proporcionar  assistência social aos ferroviários, concedendo auxílio doença, pensão e aposentadoria,  benefícios que somente foram oficializados em 24/01/1923, pela Lei Elói Chaves, que teve como inspiração  o mutualismo assistencial existente à época, notadamente na Leopoldina Railway, por  ter sido a precursora da Assistência Social do país.

Assim, conforme o historiador Farley Alves, a Associação Mútua Auxiliadora dos Empregados da Estrada de Ferro Leopoldina, no decorrer de um século, liderou, também, a luta pelos direitos dos trabalhadores. Foi a incentivadora da criação de sindicatos de classes, dos mais variados setores dos meios profissionais brasileiros.

Em homenagem a data, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) desenvolveu um selo especial e comemorativo do centenário da Associação.

O evento comemorativo ocorrerá em 27 de julho, na sede da Associação Mútua, à Rua São Cristóvão, 460 – São Cristóvão, às 11 horas.

Telefones: (21) 2589-7734 / (21) 2580-0678

E-mail: associacaomutuarj@gmail.com