Por Fernando Abelha
Edição de Luis Fernando Salles
O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF, Hélio Regato, encaminhou ontem aos sindicatos da sua base, cópia do ofício n° 004/17 – PR/FNTF de 11 de maio de 2017, pelo qual da reitera junto a VALEC – Engenharia que seja marcado, o mais rápido possível, reunião de pauta sobre o Acordo Coletivo do Trabalho – 2017, que se encontra na VALEC desde de 30 de março último.
Abaixo a íntegra do encaminhamento e do ofício:
Estimado Presidente
Boa Tarde
Sirvo-me do presente para enviar ao amigo uma cópia do ofício nº 004/17 – PR/FNTF datado de 11 de maio de 2017. O documento em causa foi endereçado a VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. solicitando que a mesma se manifeste a respeito do expediente que encaminhamos àquela empresa no dia 30/03/2017.
Saudações,
Hélio de Souza Regato de Andrade

Ofício n° 004/17 – PR/FNTF
Rio de Janeiro, 11 de maio de 2017.
À
VALEC – ENGENHARIA, CONSTRUÇÕES E FERROVIAS S.A.
A FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES FERROVIÁRIOS, com sede à Av. Passos, nº 91, 9º andar, Centro, Rio de Janeiro – RJ, CEP 20.051-040, CNPJ nº 33657032/0001-13, e as Entidades que compõem a presente: SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS DO RIO DE JANEIRO, SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS DE SÃO PAULO, SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS DO RIO GRANDE DO SUL, SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS DA ZONA MOGIANA, SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS DA ZONA SOROCABANA, SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS DE BELO HORIZONTE, SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS NO ESTADO DO CEARÁ e SINDICATO DOS ENGENHEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Cumprindo o que determina o Artigo 611 § 1º, combinado com artigo 612 da Consolidação das Leis do Trabalho, encaminhou a V.S.ª em 30/03/2017 a Pauta de Reivindicações visando à celebração de Acordo Coletivo de Trabalho, na forma da Legislação em vigor.
Como até o presente momento a empresa não se manifestou a respeito do nosso expediente, respeitosamente, voltamos à presença de V.S.ª para solicitar que, o mais rápido possível, seja agendado um encontro para que possamos discutir a pauta de reivindicações que já se encontra em poder de V.S.ª desde o dia 30/03/2017.
Atenciosamente,


Bom dia Fernando Abelha, já começou a enrolação, será que teremos que aguentar mais uma novela onde a (estrela maior) é a Valec?
CurtirCurtir
Alcides
Toddos podemos agir através dos meios de cominicação social e em contatos com parlamentares de nossa região, para que precione a VALEC a se mexer. A luta está no início e como nos anos anteriores não vai ser fácil..
CurtirCurtir
È HORA DA CORRENTE.
Sugiro que, como a FNTF, todos os sindicatos também enviem oficios, a direção da VALEC, cobrando agilidade,nas negociações da pauta. Volto a insistir junto aos aposentados e pensionistas, que todos podem e devem cobrar junto a um deputado federal,ou senador de sua base, para que este, envie correspondencia a VELEC cobrando a abertura das negociações.
CurtirCurtir
João
Vamos à luta
CurtirCurtir
A minnha sugestão é para que as lideranças convoquem um a mnifestação em frente a sede da bendita direção da. VALEC acorde e comele a pensar no ACT, para que não vire novela como aconteceu ano passado. Se coçem direção.
CurtirCurtir
Peço desculpa pelo cocem com “c”
CurtirCurtir
Agora é a hora de nossa Entidades Representativas mostrar serviço.
CurtirCurtir
Prezado Abelha. Saudações. Muda Presidente da República, muda Ministro dos Transportes e continua a perseguição contra os ferroviários da RFFSA como já acontecia desde a época de FHC. Até FEPASA que foi incorporada à RFFSA sempre pagou bem a seus ferroviários. Quais os bons serviços prestados à Nação pela VALEC? O que se pode esperar de uma empresa assim? O que se pode esperar de seus Diretores? Foram substituídos? Foram indicados por outros governos que não esse do Presidente Temer que pretende corrigir os erros antigos e pretende deixar o governo com boa aceitação pela população. Ele tem idéia do número de ferroviários, parentes, dependentes, amigos, vizinhos e relacionamentos desses? Nos preparemos por mais um período ruim aguardando decisão daqueles que se deliciam com as maldades praticadas.
CurtirCurtir
Melancólico, o país que relegou suas ferrovias às últimas prioridades , ferindo de morte ferroviários aposentados e na ativa, daquelas poucas linhas ainda operacionais; o trágico “rodoviarismo” implantado, faz também milhares de vítimas na sociedade, colocadas sem alternativa de mobilidade, com as perdas anuais de vidas beirando 60 mil usuários nas rodovias da morte; quanto a direitos de aposentados e ativos, o silêncio estarrecedor da Valec não mais nos surpreende, sendo apenas o retrato de uma nação de governos hostis aos seus cidadãos.
CurtirCurtir
Prezado Gerbatin
É isto ái…
Criminosamente dilapidaram uma estatal que por mais de um século serviu ao desenvolvimento do nosso País. A filosofia econômica neoliberal preconizada no governo de Fernando Henrique Cardoso e concretizada nos governos posteriores foi a causadora deste crime de lesa à pátria cometido contra o País e, consequentemente, a cada um de nós.
CurtirCurtir
Meus amigos, venho acompanhando atentamente os seus comentários. Mas não consigo entender porque tanto respeito com essa empresa, que não respeita a nossa classe, por maldade ou por incompetência dos seus dirigentes, vem negando os nossos direitos. Já que os políticos não resolvem esse problema, é melhor acabar com algumas homenagens e procurar a imprensa para publicar esse descaso da VALEC, para ver se seus dirigentes se orientam ou entregam os cargos. O Brasil precisa saber disso. Todos os anos essa NOVELA, essa falta de respeito!! Não obstante o grande empenho da FNTF. Acho muito deprimente para quem trabalha e trabalhou HONESTAMENTE.
CurtirCurtir
Prezado José
Infelizmente a imprensa, onde por mais de 30 anos militei, não tem mais espaço para o social. Preocupa-se, tão, somente, com a corrupção que impera na política, futebol, economia e política internacional. Por este motivo construí este blog, ferroviavezevoz.com pelo qual permaneço a exercer o jornalismo e, ao mesmo tempo, defender os direitos dos ferroviários além de denunciar os desmando e a insensatez do extermínio da RFFSA..
CurtirCurtir