Por Luis Fernando Salles – Estagiário

No que pese inexistir neste blog uma proposta comprometida com política partidária, no entanto, no que se refere ao apoio político para que os nossos direitos sejam respeitados, ele permanece sempre aberto à interlocução com nossos leitores, de qualquer quadrante do País, para o que editará o conteúdo que nos for encaminhado sobre o que, comprovadamente, for efetivado em defesa da nossa classe.

Há cerca de 16 anos o Governo Federal deixou de honrar seus compromissos com a Fundação REFER, quanto as dívidas dos planos de benefícios dos ferroviários da extinta RFFSA e da empresa CBTU. São inúmeras as ingerências das Associações de Classe através do encaminhamento de manifestos específicos sobre o assunto, no sentido de conscientizar o governo para o problema que, se não solucionado, colocará em risco a aposentadoria complementada de milhares de ferroviários e pensionistas.

O momento implica em buscarmos apoio político, não somente para o caso REFER, mas também, aos nossos salários congelados há mais de dois anos pela VALEC – Engenharia.

Como todos os ferroviários residentes no município do Rio de Janeiro são conhecedores, o senador Crivella, historicamente ligado aos ferroviários, através da Associação dos Aposentados da Rede Ferroviária Federal -AARFFSA, vem atuando, de há muito, para que sejam minimizados os inúmeros problemas que atingem a nossa classe. Assim tem sido, entre outros assuntos, com referência às dívidas não honradas pelo Governo Federal com a Fundação REFER.

Para tanto, através da interlocução em Brasília, do candidato a vereador pelo PRB, Francisco Múrmura, nº 10.222, também pelo município do Rio de Janeiro, obteve do senador  Eduardo Lopes, líder do PRB no Senado Federal, e suplente em exercício na vaga de Marcelo Crivella, que concorre a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, ofício à Secretária do Tesouro Nacional, Drª Ana Paula Vitali Janes Vescovi, pelo qual solicita “especial atenção ao processo administrativo nº 0019.036870/2007-10, no sentido de urgentes providências ao pagamento da dívida inadimplida da União em decorrência de contratação com a Fundação REFER, concernente ao Plano RFFSA”

Fica, assim, registrada esta concreta e saudável atitude política, em defesa dos interesses dos ferroviários, hoje desamparados pelos governantes do Poder Executivo, no que se refere aos direitos sociais conquistados através de mais de um século de trabalho.

Veja abaixo a íntegra do ofício enviado à Secretária do Tesouro Nacional:

Carta REFER.png.JPG