Por Fernando Abelha
Em face da fastidiosa postergação da VALEC – Engenharia em acatar a orientação do Tribunal Superior Eleitoral – TST sobre os Acordos Coletivos de 2015 e de 2016, as lideranças da classe ferroviária começam a lembrar os compromissos assumidos pelos políticos que, por ocasião das eleições, recorrem aos votos dos ferroviários. Em e-mail encaminhado ao deputado federal Júlio Delgado a vice-presidência da Associação Mútua Auxiliadora dos Empregados da Estrada de Ferro Leopoldina – MUTUA, em Belo Horizonte, pediu a interveniência do parlamentar para solucionar o problema e lembrou a Comissão paritária entre a VALEC e a Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF, quanto as perdas salariais dos últimos anos que ultrapassam a 34%.
Eis a íntegra do e-mail do deputado Júlio Delgado encaminhado às lideranças ferroviárias em MG por ocasião do pleito de 2014:
Prezado Amigo Ferroviário. Desde 2002, juntamente com ADAUTO ALVES, da Associação Mútua de Belo Horizonte, eu Deputado JÚLIO DELGADO, junto aos companheiros da Câmara em Brasília, estamos lutando para preservar os sagrados direitos dos ferroviários e seus familiares.
Para atingir parte deste objetivo, tomei conhecimento da criação de uma Comissão Paritária, formada por pessoas da estatal VALEC, órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, pela Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários-FNTF, Presidente HÉLIO REGATO, e os Sindicatos Ferroviários da base, visando recuperação de perdas desde 1996, quando a extinta RFFSA foi privatizada, ou seja, uma revisão de seus salários comprovadamente defasados. Temos lutado em diversas frentes, apoiado a luta dessa classe ferroviária, aposentados e pensionistas, por reajustes mais dignos a estes que contribuíram na construção de nosso país.
Agora com a colaboração de nosso amigo ADAUTO, e Associação Mútua Auxiliadora da Estrada de Ferro Leopoldina, de Belo Horizonte, sou candidato a reeleição Deputado Federal, e para tanto, contamos com seu apoio, dos familiares e amigos. Na Câmara dos Deputados em Brasília, continuaremos a luta em prol dos ferroviários aposentados. A nossa jornada pela justa causa dessa classe, tão esquecida pelo Governo Federal, não cessará.
PARA DEPUTADO FEDERAL JÚLIO DELGADO
No último dia 26 de junho, o líder ferroviário Adaulto Alves endereçou o seguinte e-mail ao deputado federal Júlio Delgado:
PREZADO DEPUTADO JULIO DELGADO- Brasília. Estou tomando a liberdade de encaminhar, a Senhoria documento utilizado na sua última eleição para Deputado Federal, na qual tivemos participação Ativa, aqui em Belo Horizonte e em Além Paraíba, núcleos fortes da Associação Mútua Auxiliadora da Estrada de Ferro Leopoldina locais em que a sua votação foi expressiva, além das expectativas. Em todas as cidades de Minas Gerais, onde temos associados, recebeu votos também de parentes e amigos, basta consultar o mapa de votação, que este fato será confirmado. A nossa motivação, na época, era a Comissão Paritária, que visava nossa recuperação de perdas salariais, comprovadamente defasadas, Ativos, Aposentados e Pensionistas Ferroviários, determinadas categorias nossas, na tabela atual da Extinta RFFSA, tem seus salários aquém do Salário Mínimo Nacional, ou seja, nem RS 1,000,00, pessoas que trabalharam, por mais de 35 anos, os mais prejudicados, Esta Tabela Salarial, Ofício 1364/2014-PRESI ,de 13/04/2016 e autos que seguem 50000.049121/2014-31-e 51402.1’28979/2015-82 devidamente aprovada pelos setores competentes, se encontram para exame o Ministério do Planejamento, precisamente no D.E.S.T., Departamento responsável pela política Salarial do Governo. No nosso entendimento, trata-se de um problema iminentemente político, reconhecemos sua grande liderança na Câmara junto aos seus pares, o poder de aglutinação junto aos colegas, o momento por que passa o país é muito difícil, não estamos pleiteando aumentos, mas a reposição do que nos foi tirado e negado. Temos certeza, que o seu poder de líder nato, ensejará o engajamento de outros Deputados a nossa causa. Estamos encaminhando este, a todos os setores ferroviários de nosso pais, através das Federações, Sindicatos e Associações de classe. Aguardamos um breve retorno sobre o assunto. Obrigado por sua paciência, continue a contar conosco. ADAUTO ALVES- EBH 26/06/2016=Mutua e FNTF.
O engenheiro e líder ferroviário Geraldo Castro de Castro Filho assim se pronunciou em Belo Horizonte, através de e-mails enviados às várias liderança da classe.
Caro Adauto.
Bom Dia!
Ótima iniciativa. Nós ferroviários temos que nos manifestar junto à aqueles que nos procuram quando das eleições, com tapinhas nas costas e sorriso no rosto. Depois, muitos deles nem mesmo nos recebem.
Se você precisar compor um grupo para procura-lo(s) conte comigo.
Abraços
Eng. Geraldo de Castro Filho.
Do engenheiro Almir Gaspar, vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina
Muito bom, meu Amigo, Adauto!
Parabéns por seu trabalho em defesa dos interesses dos Ferroviários.
Temos que retomar a luta pela busca de nossos direitos.
Solicitarei que a Associação dos Engºs da Leopoldina, através do nosso estimado Presidente Jair José da Silva, que envie correspondências para alguns Deputados, inclusive o nosso amigo e sempre atuante nas nossas causas, Deputado Paulo Feijó.
Um forte abraço ao Amigo,
Almir Gaspar
Vice-Presidente da AEEFL
Sou engenheiro eletricista bem como técnico em eletrotécnica , ex-funcionário da extinta RFFSA . Quero demonstrar meu repúdio e indignação pelo descaso que vem demonstrando os governantes brasileiros no que concerne a nossos direitos referentes a URP . enderecei à câmara dos deputados especialmente ao deputado Júlio delgado e não obtive sequer uma resposta . Isto é um desrespeito a quem trabalhou durante toda uma vida .
ELI DA SILVA VILELA.

Sou pensionista da extinta RFFSA,e fico indignada com tamanho descaso contra a classe ferroviária,governo aumentou 12,50% na bolsa familia e os ferroviários que deram o sangue no seu trabalho,a maioria já foi para Deus , não merecem reconhecimento !!!É muito triste…
CurtirCurtir
Glauce.
É isto aí. Obrigado por seu pronunciamento.
João Abelha
CurtirCurtir
Prezado Jornalista Fernando Abelha.
Na eleição passada,fiz campanha para o nosso deputado JULIO DELGADO,na cidade de Além Paraíba-MG,a pedido do meu companheiro ADAUTO ALVES, e naquela ocasião passei um e-mail para o nobre deputado dando os parabéns pela vitoria, apesar de não ter tido retorno,pedindo a ELE que não esquecesse dos ferroviários da ativa,aposentados e pensionistas.O que Eu espero do nobre deputado que se empenhe junto a quem de direito visando recuperar,desde 1996, as nossas perdas salariais,conforme farto documentos já enviados dia 26/06/2016,ao deputado,pelo companheiro Adauto Alves.Um abraço.
Odevar Rodrigues dos Santos
CurtirCurtir
Prezado Odevar
Obrigado por sua mensagem. Não é novidade este tipo de comportamento pelos políticos. Depois de eleitos, as suas “tarefas” crescem bastante e, assim, falta tempo para os pleitos das classe de operários que se comprometeram para pedir apoio ao candidato. No entanto, Julio Delgado sempre se identificou muito com os ferroviários. Eu mesmo tive oportunidade de ouvi-lo em palestra na então Regional de Juiz de Fora. Acredito que ele e outros parlamentares nos ajudarão neste difícil momento que a nossa classe atravessa.
Abraços
Fernando João Abelha
CurtirCurtir
È ASSIM QUE VAMOS ABRINDO CAMINHO.
Todos nós, ferroviarios aposentados e pensionistas complementados,podemos e devemos cobrar através de E-mails uma posição e solidariedade daqueles que ajudamos a eleger, eu mesmo já enviei diversos e-mails a alguns deputados Pernambucanos , cobrando uma solução junto a VALEC á causa dos ferroviários, esse trabalho, é mais uma frente em que todos podem atuar, Parabéns aos companheiros comprometidos com a luta.
CurtirCurtir
João
É isto aí. Vamos fazer valer a nossa fibra de ferroviários forjados na linha de frente das nossas ferrovias. O silêncio da VALEC é um desrespeito ao Poder Judiciário e a cada um de nós que nada fizemos por merecer tanto descaso. Não dá para entender. Vamos em frente continuar lutando por uma causa mais do que justa.
CurtirCurtir
Denunciados pelo desmando da direçao da VALEC, por que nao uma cadeia pra eles?
CurtirCurtir
De casa em meu computador, acompanhei a luta, dos Acordos Coletivos: 2015 e 2016. Como destaques, os nomes: João Abelha, Helio Regato e Nelson Cruz, foram incansáveis nessa triste batalha. Quero parabenizá-los, na minha simples publicação, mas feita de coração. Espero que a luta, não tenha fim, que continuem pela nossa classe, que muito me orgulho. A minha família, começando do meu Vovô (Mestre Xisto), tios, primos etc., que já se foram desta vida, de onde estejam, também estão de acordo comigo. O meu abraço carinhoso para todos.
CurtirCurtir