OFÍCIO DIR 03/2023
À Deputada Federal Laura Carneiro
Assunto: PLEITO DA ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS DA RFFSA
Prezada Deputada Federal,
Primeiramente, formalizamos nossos cumprimentos pela vitória na última eleição, que a investiu em mais um exitoso mandato de Deputada Federal, dando seguimento ao grandioso legado de seu honroso e saudoso pai, Senador da República, Nelson Carneiro, que tantos benefícios trouxe à população, ao Estado do Rio de Janeiro e ao País.
Senhora Deputada, nossa Associação de Classe, de abrangência nacional, representa 40.000 aposentados e Pensionistas Ferroviários que, hoje, vivem com enormes dificuldades financeiras, fato constatado pela tabela salarial, que anexamos ao presente, onde se verifica a existência de 20 níveis salariais abaixo do salário mínimo, que tem seu valor atual fixado em R$ 1.302,00 (hum mil, trezentos e dois reais).
Esta degradação salarial está oficializada e onstatada no Relatório da Comissão Paritária, instalada no ano de 2014, através da Portaria nº 283, de 06 de maio de 2014, composta por 4 representantes da então VALEC (hoje INFRA S.A.), estatal representante do Governo Federal, e 3 representantes dos sindicatos de Classe. Sobre o assunto, está em tramitação, no Ministério dos Transportes, através do processo 1000325- 40.2017.5.00.0000, onde se verifica uma perda salarial de 34,62%, oriunda dos anos de 1998 a 2014, e atualizada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) em 2017, para 45,66%.
Anexamos, ainda, o Ofício 578/2021/SE, de 25 de maio de 2021, da lavra da Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura, onde consta, na sua página 3/6, transcrição do Parecer Jurídico nº 001/2020, de 15 de janeiro de 2020, de Emerson Antonio Gonçalves Pereira, do Setor Jurídico da VALEC.
Para melhor ilustrar esta defasagem, anexamos, como referência, estudo comparativo entre as Tabelas Salariais da extinta RFFSA e da CBTU (Companhia Brasileira de Transporte Urbano), ex subsidiária da extinta RFFSA, onde se constata uma diferença de até 111%.
Nosso pedido, Ilustre Deputada, é a Vossa interferência para um rápido desfecho favorável na reposição das perdas salariais citadas, que foram ratificadas pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e pela própria VALEC, que também reconhece a justiça do nosso pleito, mas entende ser discricionário o cumprimento do constante no relatório da Comissão Paritária, conforme consta do Ofício 578/2021/SE, citado acima.
Finalizamos na certeza de que, a este nosso pedido, será dado integral acolhimento por V.Excia., por se tratar de um ato de justiça com a Classe Ferroviária, que transportou riquezas de Norte a Sul deste País e, hoje, no ocaso da vida, vive em extrema penúria.
Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais
Atenciosamente,
Manoel Geraldo Costa
Presidente Nacional
Anexos:
TABELA SALARIAL VALEC
RELATÓRIO CONCLUSIVO
PARECER DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
OFÍCIO 578/2021/SE DE 25 DE MAIO DE 201
TABELA COMPARATIVA
Fonte: AARFFSA
Parabens companheiros,a luta continua.
Muito obrigado.
CurtirCurtir
Todos vocês estão de parabéns, pela a dedicação e luta pelo direitos da classe Ferroviária de todo Brasil, Deus abençoe sempre com muitas sortes de bençãos.
CurtirCurtir