Por Fernando Abelha
A reunião que ocorrerá, hoje, no escritório da deputada Laura Carneiro, Rio de Janeiro, ao meio dia, quando os ponteiros dos relógios se juntam e anunciam início de novo entardecer, será de singular oportunidade para aposentados e pensionistas da tão abandonada e sofrida RFFSA.
Por mais de 20 anos os ferroviários da extinta RFFSA vêm seus salários definharem anualmente. Hoje, são não menos 20 categorias da base do Plano de Cargos e Salários da expurgada RFFSA, que têm apontado no PCS valores menores que o salário mínimo nacional , verdadeiro horror aos olhos compassivos dos governantes, e o que é pior, de alguns órgãos de classes que detém por obrigação, poder de pressionar o governo em favor da categoria. Se o fazem pouco informam….
Conhecemos, pessoalmente, o Senador Nelson Carneiro, quando pelo renomado jornal Correio da Manhã, na década de 70 do século passado mantivemos contatos em Brasília no apoio à envolvente ansiedade nacional . “Para milhares de famílias brasileiras, o melhor presente do Natal de 1977 chegou no dia seguinte ao feriado. Em 26 de dezembro, finalmente foi sancionada a lei que instituiu o divórcio no país.” Fonte: Agência Senado. Meses antes, o entrevistamos em Brasília, por duas vezes, em total e incondicional apoio que o jornal lhe dedicava, pela legalização do divórcio em nosso País.
Concomitantemente ao jornalismo, trabalhamos como assessor de imprensa, inicialmente na E.F.Lepoldina, Regional Centro SR3, Divisão Especial Subúrbios do Grande Rio e, finalmente, na Administração Geral da RFFSA. Neste período, em permanente contato com a verdadeira liderança ferroviária, entre as quais, Demisthoclides Baptista ( Batistinha), Hélio Regato e outros, por muitas vezes, o Correio da Manhã registrou a atuação do Senador Nelson Carneiro no apoio às reivindicações da categoria. Laura Carneiro, filha do Senador, é a principal testemunha da narrativa acima inserida.
Estarão presentes à importante reunião de hoje nomes como o do advogado Paulo Lasmar, ex-chefe do Departamento Jurídico da CBTU, Manoel Geraldo Costa, presidente da Associação dos Aposentados da RFFSA, ex-Inventariante da Estatal, ex-presidente da Fundação REFER. Seu vice – presidente na AARFFSA Almir Gaspar, também presidente da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina e ex-diretor de Seguridade da Fundação REFER, profundo conhecedor da Previdência Complementar e detentor de importantes pronunciamentos contrários à extinção da RFFSA, além de outros estudiosos do assunto.
Sabe-se que completo documento será entregue na ocasião à deputada Laura Carneiro, contendo ampla narrativa dos desmandos históricos que vêm sendo praticados contra os ferroviários aposentados e pensionistas. Sabe-se, ainda que o documento aponta soluções possíveis e imediatas, de alcance à importância da parlamentar no Congresso Nacional.
MUITA COISA IMPORTANTE A SER DISCUTIDA E ENCAMINHADA, PORÉM NO MEU ENTENDIMENTO, DEVE -SE, PRIORIZAR INICIALLMENTE, O DESFECHO DO ACORDO COLETIVO 20\23, JÁ ESTAMOS CANSADOS DE ESPERAR ALGO QUE ESTAR CERTO MAS NÃO ESTAR.
CurtirCurtir
João Batista
A intenção é esta, sem abrir mão oportunamente das demais reivindicações
CurtirCurtir
Desejamos boa reunião e que as reinvindicações mais que justas dos Ferroviários, sejam bem encaminhadas e atendidas, com o engajamento da nobre Deputada, e dos representantes da Categoria.
CurtirCurtir
Que possamos voltar a ter esperança e acima de tudo dignidade!.
CurtirCurtir
Importante essa reunião e que a deputada Laura Carneiro junto com nossos ilustres representantes consigam atingir as metas que a nossa abandonada classe tanto necessita.
CurtirCurtir
Contamos com seus valorosis empenhos. Não estamos sós.
CurtirCurtir
E o processo coletivo que todos os ferroviários venceu,como a maiores só tem herdeiros,como receber, recebemos uma listagem do ferroviária na qual costa 3 vezes o nome do meu pai
CurtirCurtir
Por favor, de qual processo está falando? Grato.
CurtirCurtir
Por favor me tire uma dúvida o pessoal da SR 4 também entra nessa ,pois meu
pai é aposentado saiu pela paridade era agente de estação,faz muito tempo que não tem aumento de salário.
CurtirCurtir
Antônio
Sim. Se tivermos sucesso para todos será feita justiça.
CurtirCurtir
Meu nomee Miriamara dasilva souza sou filha de ferroviario . O nome do meu pai era Jose Pereira de souza ele faleceu em 1974 Vitima de atropelamento de trem na estaçao se Sao Cristovao quando se dirijia ao trabalho . Gostaria de saber se como filha dele tenho direito a receber e como faço .
CurtirCurtir
Miramar
Pela legislação têm direito à pensão a esposa, filhos menores e interditos.
CurtirCurtir
GOSTARIA DE SABER COMO FICOU AQUELA REUNIÁO POR VIDEOCONFERENCIA ENTRE A FNTF E A INFRA SA, A RESPEITO DA ANÁLISE DO IMPACTO FINANCEIRO ABSURDO ALEGADO PELA SEST.
CurtirCurtir