
G1 – A Prefeitura de Poços de Caldas (MG) iniciou estudos com o objetivo de retomar a operação do trem turístico na cidade. Uma empresa foi contratada para a elaboração de estudos de viabilidade técnica para a implantação do Trem Turístico-Cultural entre a Estação Bauxita e a Estação Central de Águas da Prata.
Segundo a prefeitura, uma equipe da empresa já está em campo iniciando o estudo. Durante esta semana, foram realizadas duas visitas técnicas, acompanhadas pelo secretário de Turismo, Ricardo Fonseca até a estação Bauxita. A empresa irá formatar um dossiê levantando a viabilidade de operar o trem turístico neste trecho.
De acordo com o secretário de Turismo, “será de suma importância para o setor de turismo, visto que o governo dos estados de Minas e São Paulo já manifestaram apoio a esta iniciativa”, ressalta. O governo de MG inclusive cita o trecho entre Poços e Águas da Prata em seu Plano Estratégico Ferroviário, apontando uma possível exploração turística do local.
A empresa terá um prazo de 70 dias para entregar os estudos finais, apontando para a viabilidade técnica ou não, do retorno do trem turístico. Após isso, a prefeitura poderá abrir uma licitação para que empresas particulares possam explorar o trecho com a finalidade de implantar o atrativo.
Volto a dizer que esses retornos de trens turísticos mostram um momento de euforia e posterior descaso do público, por perder o embalo inicial e com certeza com um investimento elevado.
Se as prefeituras em princípio procurassem dialogar entre elas para uma construção ferroviária entre seus municípios e transportando passageiros ao invés de turistas temporários, seria muito mais eficiente.
É preciso que esses dirigentes caiam na real e comecem a pensar em planos FUTURISTAS em trens de longo alcance e de velocidade compatível ou melhor que o modal rodoviário, em uma malha que realmente atenda a todos.
Enquanto ficarem nesses projetos de recuperação de trens nessa antiga e centenária malha existente, dificilmente terão sucesso.
Já comentei isso em pôsts anteriores no seu blog, inclusive mandei uma ideia para o MINFRA aos cuidados do até então Ministro Tarcísio de Freitas, e já me mandaram resposta acatando minhas sugestões.
Um abraço,
PC
CurtirCurtir