Por Fernando Abelha

O novo Conselho Deliberativo da Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social – REFER, em reunião extraordinária realizada ontem, decidiu, por unanimidade de seus membros, reconduzir ao cargo de Diretor Financeiro, o economista Carlos Alberto Pinto da Silva. Esta diretoria encontrava-se vaga há 20 meses.

Carlos Alberto compunha a diretoria da Fundação REFER, também na função de Diretor Administrativo Financeiro, que em dezembro de 2019 foi afastada de suas atividades e em janeiro de 2021 exonerada, por estar o então Conselho Deliberativo – CODEL comprometido, politicamente, com indicações de novos diretores provindas do governo de Wilson Witzel. A recondução de Carlos Alberto, para Diretor Financeiro da Fundação, deixa claro a injustiça cometida à então diretoria em 2019/20 que, nem sequer lhe fora proporcionado o sagrado direito de defesa.

Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado – AETQ, Carlos Alberto é detentor de vários certificados profissionalizantes, como o de Especialização em Mercado Financeiro, concedido pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais – ANBIMA – Rio de Janeiro; pós graduado com MBA em Finanças pelo IBMEC e em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Renomado gestor da área administrativa financeira da REFER, Carlos Alberto, já ocupou também, importantes cargos na administração ferroviária.

Na CBTU entre muitos outros, exerceu o cargo de Diretor de Administração e Finanças – de abril de 2006 a setembro de 2007. Na Fundação REFER. pela terceira vez é empossado diretor. As duas primeiras de setembro de 1995 a julho de 2003; e de novembro de 2018 a fevereiro de 2020 quando em apenas um ano de sua administração, ao lado da então diretoria , deixou um superavit de cerca de R$ 800 milhões, acrescentados às reservas matemáticas do Plano de Benefícios dos ferroviários da extinta RFFSA.

Está prevista para os próximos dias nova reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, a fim de definir designações aos cargos de Diretor-Presidente e Diretor de Seguridade da Fundação.

O Conselho Deliberativo é composto pelos ferroviários: Claudio Marcio Bellini dos Santos (União Federal/RFFSA); José Raimundo de Jesus Oliveira (CTB); Maria das Flores de Jesus Ferreira (União Federal/RFFSA); Neuza Maria Gonçalves Cotinhola (CENTRAL); Renata Mary Teti de Vasconcelos (CBTU) e Saulo de Tarso Pereira (União Federal/RFFSA).