No apagar das luzes do ano de 2020, um ano que vai entrar para a história devido a pandemia do Coronavírus e, também, aos ataques constantes nos direitos dos trabalhadores. Nesse cenário desolador, a direção CBTU publicou uma resolução determinando a transferência de 540 funcionários da Administração Central do Rio de Janeiro para uma nova sede em Brasília.
Além disso, não apresentou nenhum estudo de viabilidade técnica e orçamentária que justifique tal decisão. Como expresso ataques aos trabalhadores, no anexo 4 dessa resolução, vem um formulário para ser preenchido com o pedido de demissão consensual, caso o funcionário não queira ser transferido. Uma grave ameaça mediante chantagem.
Considerando que:
Essa foi uma decisão unilateral da direção da empresa, que não considera as diferenças socio econômicas entre as duas cidades; não considera a atual crise econômica e sanitária; não considera a consolidação das famílias no ambiente da cidade; não considera a ambientalização dos trabalhadores e de seus familiares na cidade onde residem a décadas; não considera uma opção justa para os trabalhadores a não ser a transferência ou a demissão consensual que está prevista na reforma trabalhista, onde o funcionário perde metade dos seus direitos rescisórios; diz que todos que não se apresentarem em Brasília até o dia 01 de março estarão demitido por justa causa; e o pior, tudo isso visa a entrega da CBTU para a iniciativa privada, o que também somos contra.
Nós, abaixo-assinados, repudiamos a decisão da direção nacional da CBTU de transferir os trabalhadores da administração central do Rio Janeiro para Brasília.
Somos solidários à luta dos trabalhadores do Rio de Janeiro diante dessa atitude da empresa e estaremos de prontidão e dispostos a tomar todas as medidas necessárias para fazermos esse enfrentamento, caso a direção da CBTU insista nessas ações desnecessárias, arbitrárias e desumanas!
SINDICATO DOS METROVIÁRIOS DE MINAS GERAIS
SINDICATOS DOS METROVIÁRIOS DE PERNAMBUCO
SINDICATO DOS FERROVIÁRIOS DE ALAGOAS
SINDICATO DOS FERROVIÁRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE
SINDICATO DOS FERROVIÁRIOS DA PARAÍBA
SINDICATO DOS FERROVIÁRIOS DO NORDESTE
SINDICATO DOS FERROVIÁRIOS DA ZONA CENTRAL DO BRASIL
SINDICATO DAS EMPRESAS FERROVIÁRIAS DO RIO DE JANEIRO
Esta moção foi enviada ao blog pela ferroviária Stela Barros