Por Fernando Abelha
Recebemos do ferroviário Antônio Carlos comentários repassados após contatos que manteve com a VALEC – Engenharia, que demostram o total abandono da categoria, quanto ao seu direito constitucional de ter reajustado seus vencimentos, a cada ano, pela inflação reconhecida pelo governo federal. Pelo texto encaminhado fica demonstrado que a VALEC sente prazer em debochar dos ferroviários da extinta RFFSA.
Fala da negociação com um sindicato que, segundo consta ela já ofereceu reajuste zero para maio de 2020 ao mesmo mês de 2021. Certamente, trata-se do sindicato de Belo Horizonte que atinge Brasília, sua base territorial. No entanto, a RFFSA é de caráter nacional e as negociações, obrigatoriamente, têm que ocorrer com a Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF, alicerçada em 12 sindicados formadores da sua base, do Sul ao Norte do País.
Quando afirma que nada tem a ver com os aposentados, a VALEC, propositalmente, ignora a legislação que garante a paridade de vencimentos entre ativos e aposentados. São grotescos ou mal intencionados. Perguntamos: Por quê esse ódio contra os ferroviários da extinta RFFSA?
São muitos os apelos que vêm sendo mantidos pelas representações dos ferroviários, através de contatos pessoais, políticos e administrativos, além de denúncias às autoridades constituídas, inclusive àquelas que ocupam importantes cargos no Planalto. No entanto, nada prospera no sentido de se fazer justiça aqueles que se dedicaram por quase dois séculos, diuturnamente, sob escaldante sol e fortes chuvas, para cumprir seus compromissos de transportar nossas riquezas Brasil afora. Deixa-nos o sentimento que o nosso Brasil está adormecido enquanto vê a água passar por debaixo da ponte. Somos brasileiros e não merecemos a mediocridade das atitudes da VALEC contra nossa categoria. Nada mais queremos, além dos nossos direitos constitucionais. Acorda Brasil…
Eis abaixo os comentários enviados pelo leitor Antonio Carlos no qual transcreve o texto recebido da VALEC:
Olá a todos colegas Ferroviários aposentados da RFFSA, no qual me incluo. Eu, pessoa física, fiz recentemente uma indagação ao MINFRA , (Ministério da Infraestrutura) ao qual a Valec está atrelada, a respeito de ficarmos tanto tempo sem aumento, tendo até colegas ganhando menos de um Salário Mínimo. O MINFRA não respondeu , más encaminhou minha indagação a Valec, que respondeu:
“EM RESPOSTA AO OFÍCIO 68 , SEI 3566186, INFORMO QUE NÃO FOI LOCALIZADO NO DOCUMENTO QUALQUER QUESTIONAMENTO DIRECIONADO A ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS. CABE RESSALTAR QUE A VALEC NÃO É RESPONSÁVEL PELO PAGAMENTO DE APOSENTADOS, DESTACANDO QUE A EMPRESA É REGIDA PELO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA, ONDE OS EMPREGADOS SE APOSENTAM PELO INSS.
ADEMAIS , QUANTO A ALEGAÇÃO APRESENTADA EM RELAÇÃO AOS REAJUSTES SALARIAIS DA RFFSA , ESTES SÃO CELEBRADOS ATRAVÉS DE ACORDO COLETIVO DE TRABALHO , SENDO O ÚLTIMO ASSINADO EM MESA DE NEGOCIAÇÃO JUNTO AO TST EM 2019. JÁ O ACT 2020 ESTÁ EM NEGOCIAÇÃO ENTRE EMPRESA E SINDICATO REPRESENTANTE DA CATEGORIA.
Atenciosamente – KAUÊ GERALDO FERNANDES (Gerente de Cadastro e Pagamento).
E agora senhores tirem vossas convicções.
Conversa para boi dormir, essa resposta da VALEC. Como já afirmado anteriormente, as 2 Federações precisam, urgentemente negociar com o governo um meio de se desligar os aproximadamente 100 ferroviários, oriundos do extra quadro da RFFSA, a maioria aposentados, que estão com matriculas novas no quadro da VALEC, e que por Lei estamos atrelados a eles. Somente com a saida do ultimo remanescente, ficaremos livres da VALEC, e tendo o reajuste anual pelo INSS.
CurtirCurtir
Aos dirigentes da categoria, Federações, associações Sindicatos e nosso imbatível Jornalista Abelha, pergunto:
SETOR HUMANO DA ONU (Organização das Nações Unidas)
não nos daria ajuda diante de tanta injustiça e mesmo desrespeito a Direitos adquiridos e mesmo a nossa Democracía
CurtirCurtir
Bom dia aos amigos desse blog.
É com tristeza mais com fé em Deus que vejo encerrar mais um ano sem ver nossos direitos serem cumpridos. A cada um que lutou por essas causos o meu reconhecimento. Como diz o título da matéria acima. Quanto desprezo. Mais nunca podemos perder a força de lutar. Assim peço a Deus que tudo pode que
2021 seja de alegria lutas e vitórias. Creio que vamos ter surpresa nesse novo ano. A todos meu abraço fraterno.
CurtirCurtir
Acho que a direção da VALEC não tem autonomia para assuntos deste nível. Eles são “paus mandados” do MINFRA e das políticas federais, que não cumprem a Constituição. Como, dentro de uma mesma empresa, existem 2 folhas de pagamento para as mesmas funções???
CurtirCurtir
É uma pena tanto descaso com uma categoria que representou tanto pra esse pais.
E também chega a ser desumano, porque a maioria já está em idade avançada, quando necessita de cuidados maiores portanto, mais recursos e a remuneração totalmente defasada.
CurtirCurtir
Caro Abelha meu muito obrigado por seu incansável trabalho em nos reportar das informações sobre a ferrovia se não fosse por você como estaríamos ? que Deus o guie hoje e sempre.
CurtirCurtir
Não é preciso de convicção para dizer que a VALEC é a responsável, direta, de promover a falência financeira e, por consequência, leva toda uma categoria, a situação de penúria alimentar, psicológica e morais. Tirando-lhes a dignidade de manter os seus compromissos básicos de sobrevivência,inclusive, a honra de manter seus compromissos com fornecedores diante da criminosa e deliberada ação, dela, ano após ano, se negando CUMPRIR as LEIS e a CONSTITUIÇÃO deste BRASIL. Não estamos reivindicando nada fora dos nossos direitos. Apenas, que a paridade, determinada por LEI, e a reposição do índice da inflação reconhecida pelo Governo e, que está na Constituição seja cumpridas. Até o STF recorreu deste direito ao justificar que, – “Não era aumento e, sim, reposição inflacionaria”. É muita descaso, e não tem uma Autoridade que chame os Gestores desta empresa, para que retornem a normalidade dos direitos e deveres. Ou nada mais importa.
CurtirCurtir
LENDO A MATÉRIA DO MESTRE ABELHA E OS COMENTÁRIOS, DESTAQUEI VARIAS VEZES A A PALAVRA ”’ CONSTITUIÇÃO ” VOLTO A PEDIR A ALGUM COMPANHEIRO FERROVIÁRIO ADVOGADO, QUE ANALISE SOB ESSE ASPECTO ”’A CONSTITUIÇÃO ”’ SE EXISTE UMA LÓGICA LEGAL PARA SOLICITAR AO INSS OS REAJUSTES DA INFLAÇÃO ANUAL , A QUE TODOS OS APOSENTADOS BRASILEIROS TEM DIREITO ANUALMENTE, MENOS OS FERROVIÁRIOS, O QUE NOS TRANSFORMA EM APOSENTADOS DE TERCEIRA CATEGORIA.
CurtirCurtir
Se há ativos da rffsa na Valec, então eles estão na MRS, FCA, etc. Acabem de vez com esse imbróglio e liberem os aposentados para o RGPS. Se depende das Federações que essas o façam, que demostrem alguma empatia pelos 60 mil aposentados.
CurtirCurtir