Por Fernando Abelha

Recebemos do ferroviário Antônio Carlos comentários repassados após contatos que manteve com a VALEC – Engenharia, que demostram o total abandono da categoria, quanto ao seu direito constitucional de ter reajustado seus vencimentos, a cada ano, pela inflação reconhecida pelo governo federal. Pelo texto encaminhado fica demonstrado que a VALEC sente prazer em debochar dos ferroviários da extinta RFFSA.

Fala da negociação com um sindicato que, segundo consta ela já ofereceu reajuste zero para maio de 2020 ao mesmo mês de 2021. Certamente, trata-se do sindicato de Belo Horizonte que atinge Brasília, sua base territorial. No entanto, a RFFSA é de caráter nacional e as negociações, obrigatoriamente, têm que ocorrer com a Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF, alicerçada em 12 sindicados formadores da sua base, do Sul ao Norte do País.

Quando afirma que nada tem a ver com os aposentados, a VALEC, propositalmente, ignora a legislação que garante a paridade de vencimentos entre ativos e aposentados. São grotescos ou mal intencionados. Perguntamos: Por quê esse ódio contra os ferroviários da extinta RFFSA?

São muitos os apelos que vêm sendo mantidos pelas representações dos ferroviários, através de contatos pessoais, políticos e administrativos, além de denúncias às autoridades constituídas, inclusive àquelas que ocupam importantes cargos no Planalto. No entanto, nada prospera no sentido de se fazer justiça aqueles que se dedicaram por quase dois séculos, diuturnamente, sob escaldante sol e fortes chuvas, para cumprir seus compromissos de transportar nossas riquezas Brasil afora. Deixa-nos o sentimento que o nosso Brasil está adormecido enquanto vê a água passar por debaixo da ponte. Somos brasileiros e não merecemos a mediocridade das atitudes da VALEC contra nossa categoria. Nada mais queremos, além dos nossos direitos constitucionais. Acorda Brasil…

Eis abaixo os comentários enviados pelo leitor Antonio Carlos no qual transcreve o texto recebido da VALEC:

Olá a todos colegas Ferroviários aposentados da RFFSA, no qual me incluo. Eu, pessoa física, fiz recentemente uma indagação ao MINFRA , (Ministério da Infraestrutura) ao qual a Valec está atrelada, a respeito de ficarmos tanto tempo sem aumento, tendo até colegas ganhando menos de um Salário Mínimo. O MINFRA não respondeu , más encaminhou minha indagação a Valec, que respondeu:

EM RESPOSTA AO OFÍCIO 68 , SEI 3566186, INFORMO QUE NÃO FOI LOCALIZADO NO DOCUMENTO QUALQUER QUESTIONAMENTO DIRECIONADO A ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS. CABE RESSALTAR QUE A VALEC NÃO É RESPONSÁVEL PELO PAGAMENTO DE APOSENTADOS, DESTACANDO QUE A EMPRESA É REGIDA PELO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA, ONDE OS EMPREGADOS SE APOSENTAM PELO INSS.

ADEMAIS , QUANTO A ALEGAÇÃO APRESENTADA EM RELAÇÃO AOS REAJUSTES SALARIAIS DA RFFSA , ESTES SÃO CELEBRADOS ATRAVÉS DE ACORDO COLETIVO DE TRABALHO , SENDO O ÚLTIMO ASSINADO EM MESA DE NEGOCIAÇÃO JUNTO AO TST EM 2019. JÁ O ACT 2020 ESTÁ EM NEGOCIAÇÃO ENTRE EMPRESA E SINDICATO REPRESENTANTE DA CATEGORIA.

Atenciosamente – KAUÊ GERALDO FERNANDES (Gerente de Cadastro e Pagamento).

E agora senhores tirem vossas convicções.