Pesquisa e edição por Fernando Abelha

A Revista Ferroviária de Novembro-Dezembro já está disponível para download no site. A edição traz uma série de reportagens especiais, entre elas, a de capa, sobre a nova gestão na SuperVia. Agora controlada majoritariamente pela Gumi, uma subsidiária da Mitsui com os sócios Japan Railway West (operadora japonesa de trens de passageiros) e o Join (banco de fomento japonês), a operadora está tendo que encarar os problemas dos trens chineses. A matéria relata em detalhes o que aconteceu com a frota e também fala sobre os planos da companhia para conter a violência nos trilhos.

A Entrevista é com o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, que explica o voto favorável que deu ao processo de renovação antecipada do contrato de concessão da Rumo Malha Paulista. A edição traz também uma reportagem especial sobre a primeira troca de trilhos realizada na Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, operada pela ViaQuatro.

Na seção Mercado, fala sobre o projeto de descarga automática de lastro desenvolvido por meio de uma parceria entre a VLI e a Super Metal. Já a Robel Bahnbaumachinen Gmbh, empresa alemã especializada em equipamentos de pequeno porte para manutenção de via e representada pela Plasser do Brasil desde 2018, acredita no mercado brasileiro e quer vir com tudo em 2020.

O Estudo de Mercado dessa edição é sobre os estudos e projetos desenvolvidos entre 2018 e 2019 pelas principais consultoras metroferroviárias no Brasil. Em Suprimentos, as empresas de balanças ferroviárias apostam na tecnologia para ganhar precisão nos resultados e competitividade no mercado. A Nota Técnica traz o artigo Gestão de processos de inundação, enchente e movimentos de solo na ferrovia, vencedor da categoria 02 do 6º Prêmio ANPTrilhos-CBTU de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários.

As estatísticas computam os resultados de movimentação nas ferrovias de carga e de passageiros de setembro e outubro de 2019. O Artigo Projeto Brasil é de autoria de Eduardo Lafraia, presidente do Instituto de Engenharia. O Arquivo Ferroviário traz uma bela foto do bondinho turístico de Santos, que opera no centro histórico da cidade. A Foto do Mês é da nova composição do Trem do Corcovado, que começou a circular no último mês de outubro.

Fonte: Revista Ferroviária