Resultado supera com folga a meta atuarial (8,41%), a média de outros fundos de pensão (9,61%) e o CDI (5,57%)

A rentabilidade global da Fundação REFER alcançou 18,38% de janeiro a novembro de 2019. Com isso, os investimentos já superam com folga a meta atuarial traçada para este período, de 8,41%, encerrando o ano de forma bastante positiva. O índice é também superior à média de outros fundos de pensão, de 9,61%, segundo levantamento da consultoria Aditus. Se comparado as aplicações baseadas no CDI, que renderam 5,57%, o resultado da REFER é mais de três vezes melhor.

O patrimônio atualmente é de cerca de R$ 6 bilhões, considerando os oito planos de previdência complementar administrados pela Fundação. Por serem planos maduros, com maior número de assistidos (aposentados e pensionistas) do que de ativos, a estratégia é mais conservadora. Os investimentos estão basicamente alocados em renda fixa, especialmente em títulos públicos.

No entanto, diante da nova realidade do País, com os juros mais baixos da história, a tendência para os próximos anos é que a REFER amplie sua parcela de renda variável. A política de investimentos irá determinar os níveis de risco admitidos, sempre visando manter a segurança e a boa rentabilidade, que contribui para o equilíbrio dos planos de benefícios.

imagem invest blog