Pesquisa e edição jornalista Luis Fernando Salles
A Fundação Refer, responsável pela gestão de oito planos de complementação de aposentadorias para ferroviários e metroviários (sete de contribuição variável e um de benefício definido), fechou o primeiro semestre do ano com rentabilidade de 13,1%. O índice representa mais do que o dobro da meta atuarial, de 5,23%, e da média de retorno do sistema fechado de previdência complementar, de 5,81%, segundo a consultoria Aditus. Nos últimos 12 meses, a rentabilidade acumulada do fundo de pensão corresponde a 25,71%, mais do que duas vezes a média do setor, de 11,27%, e quase três vezes a meta atuarial no período, de 9%.
O desempenho é fruto, sobretudo, das aplicações da Refer em renda fixa, que respondem por 86,7% da carteira total e apresentam forte concentração em títulos públicos. Na primeira metade de 2019, os ativos de renda fixa apresentaram valorização de 15,24%, 12,17 pontos percentuais acima da variação do CDI no período. A opção por investimentos de menor risco tem relação direta com o perfil etário da população atendida pela fundação, que contabiliza 29,3 mil participantes, dos quais apenas 14,22% contribuem com os planos de benefícios.
“Gerimos planos com maturidade atuarial. Por isso é fundamental ter segurança para cumprir os compromissos de longo prazo, garantindo o pagamento de benefícios”, explica o diretor financeiro Carlos Alberto Pinto da Silva.
Fonte: Revista Investidor Institucional – Edição nº 318 – Ano 23

Parabéns a diretoria da nossa REFER.Quando se trabalha com transparência e competência, os resultados satisfatórios aparecem.
CurtirCurtir
ATUALMENTE SÃO 198 OS EMPREGADOS DA RFFSA NA VALEC
Aberto prazo para adesão ao PDV 2019 da VALEC
A VALEC lançou nesta terça-feira (15) o Plano de Desligamento Voluntário – PDV dos empregados dos órgãos extintos Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima – RFFSA e Empresa Brasileira de Planejamento de Transporte – GEIPOT e dos empregados da VALEC vinculados ao Plano de Cargos e Salários 2007.
Os interessados têm 30 dias corridos para aderir a partir da publicação da Portaria no Diário Oficial da União (DOU), ou seja, até o dia 14 de novembro de 2019.
Todos os atos relacionados ao plano estarão divulgados no site da VALEC. Além disso, os empregados vão receber a comunicação do PDV por correio e e-mail, nos endereços cadastrados em sua ficha funcional.
Os empregados que aderirem ao PDV farão jus aos direitos trabalhistas e previdenciários, como remuneração dos dias trabalhados no mês e férias vencidas e/ou proporcionais. A indenização será de 14 vezes a remuneração recebida pelo empregado no mês anterior ao desligamento limitado ao teto de R$ 248.000,00.
O PDV foi aprovado pelo Conselho de Administração da VALEC e pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – SEST, do Ministério do Planejamento.
A adesão ao desligamento está disponível aos atuais 198 empregados da RFFSA, aos 59 do GEIPOT e aos 75 da VALEC/2007. Empregados cedidos também poderão aderir.
CurtirCurtir
Professor, bom dia! qual a previsão para pagamento do dissidio coletivo para os aposentados? O pagamento do benefício competência 10/2019 já consta no banco como lançamento futuro, porém sem o pagamento do reajuste. Será emitida folha suplementar? Em tempo, parabéns pelo belíssimo trabalho. Abs.
CurtirCurtir
Luciana
Estamos dependendio da publicação do Acórdo do TST para que o DEPEX providencie a folha com reajtste. Somente nos resta afuardar e confiar.
CurtirCurtir
Parabéns à atual diretoria da REFER. Essa informação representa uma alegria e ao mesmo tempo, um alívio para os ferroviários haja vista as informações bem recentes da diretoria anterior. Quero ressaltar também os fatos ocorridos em outros fundos de pensão. Exemplo: Petrobrás. Os empregados, aposentados, até hoje, têem os seu salários reduzidos para cobrir os misteriosos déficits ocorridos, conforme é do conhecimento da população, onde a imprensa deu ampla cobertura ao fato. Tomara que os críticos de plantão se sensibilizem disso. Mais uma vez, parabéns à atual diretoria da REFER.
CurtirCurtir
Professor, obrigada pelo retorno!
CurtirCurtir