Por Fernando Abelha
O engenheiro Geraldo Castro Filho, residente em Belo Horizonte, juntamente com o engenheiro Sérgio Messeder, diretor da Associação dos Engenheiros Ferroviários do Centro Oeste e outras lideranças da categoria do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, agendaram reunião em Juiz de Fora, no próximo dia 28, no sentido de planejar uma linha de ação para analisar a situação em que se encontra a categoria com seus salários historicamente defasados, além de não terem qualquer reajustamento há mais de dois anos.
A Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF; a Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina; a Associação Mútua dos Empregados da EFL, a Federação dos Engenheiros Ferroviários – FAEF, confirmaram que estarão presentes ao encontro.
Por sua vez, Geraldo Castro Filho encaminhou no último dia 21, o seguinte e-mail à Casa Civil da Presidência da República:
“Ferroviários que apoiaram Bolsonaro para Presidência da República voltam a pedir providências junto a VALEC, no sentido de fazer cumprir a Lei e proceda o pagamento dos acordos salariais de reposição, da mesma forma como a empresa procedeu para seus próprios gestores e empregados. Já vamos para o terceiro ano sem qualquer reajustamento salarial além de que ativos e aposentados da extinta RFFSA estão com seus salários muito defasados em relação a outros modais ferroviários, tais como CBTU, CPTM e à própria afamada VALEC”.
Geraldo Castro Filho
União. Faz a força , Deus vai abençoar. Vcs todos.
CurtirCurtir
Parabéns pela iniciativa dos colegas de Belo Horizonte.
Se faz necessário que os colegas do Nordeste, do Norte, do Sul também se manifestem nesse momento tão importante na vida dos ferroviários.
CurtirCurtir
Caro professor Abelha, O encontro que teremos em Juiz de Fora é preliminar, quase de congraçamento entre engenheiros das ex SR2 e engenheiros da ex SR 3 e outros colegas ferroviários . Na oportunidade serão sugeridos as formas de apoio que eventualmente poderemos disponibilizar as entidades responsáveis pelo resguardo dos direitos trabalhistas dos ferroviários em geral. Não expedimos convites ou convocação a entidades classistas pois não é de nossa competência e o encontro é informal. Em ocorrendo medidas proativas efetivas, faremos a divulgação no momento adequado. Ficamos grato pela solidariedade e apoio, mas o encontro não tem a dimensão registrada e nem pretende alardear expectativas efêmeras.
Abraços Eng.Geraldo de Castro Filho
Em sex, 23 de ago de 2019 às 03:10, Ferrovia Vez e Voz escreveu:
> joaoabelha posted: “Por Fernando Abelha O engenheiro Geraldo Castro Filho, > residente em Belo Horizonte, juntamente com o engenheiro Sérgio Messeder, > diretor da Associação dos Engenheiros Ferroviários do Centro Oeste e outras > lideranças da categoria do Rio de Janeiro e de Min” >
CurtirCurtir
Prezado Geraldo
Mesmo sendo reunião de congraçamento entendo que a oportunidade sugere o debate do assunto que mais aflige aos ferroviários: a falta de compromisso do governo com a atualização dos salários
CurtirCurtir
A manifestação que peço é exatamente discutir essa situação esdrúxula em que as Leis não estão sendo cumpridas por um Governo Democrático eleito pelo povo brasileiro, para colocar a ORDEM em dia.
Discutir um assunto favorece o surgimento de idéias que virão somar aos trabalhos já desenvolvidos dela FNTF, pelos Sindicatos, por Associações de Classes.
Enfim, quem está com os prejuízos são os ferroviários.
CurtirCurtir
Ficamos no aguardo das decisões de vocês. Podem contar conosco.
Abraços.
Cesar
CurtirCurtir
Digo sempre que aonde existir boa vontade a dificuldade não tem vez. Estamos vivendo dias difíceis sim é não podemos colocar a responsabilidade no governo atual quando a situação que vivemos já vem de anos. Basta ver que estamos a quase dois anos sem aumento de salários fora a defasagem como é do conhecimento de todos. Vamos torcer para que a atitude nobre do Dr Geraldo dê certo é eu creio que sim. Lembrar do esforço contínuo de bravos homens como Dr. Hélio Regado é Adalto Alves com quem tive o prazer de falar esses dias. Vamos unir forças. Lembrar que tem nossos representantes de cada estado. Todo esforço é válido. Juntos venceremos.
CurtirCurtir
Em Juiz de Fora representando a AEEFLeopoldina estarão presentes os Diretores Silvio César Costa e Sebastião Braz. Comparecerem como associado.
Esperamos um número bem representativo das Associações que têm sedes e Diretores em Juiz de Fora e cidades próximas. A hora é mais que oportuna.
CurtirCurtir
Comparecerei…
CurtirCurtir