Pesquisa e edição por Fernando Abelha
Esclarecimento sobre boato que circula em redes sociais sobre prazo da Prova de Vida
Beneficiários do INSS devem consultar diretamente seu banco pagador para saber quando devem fazer a prova de vida
Diferentemente do boato compartilhado em redes sociais desde segunda-feira (21), a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informam que não houve alteração nas regras da chamada prova de vida.
A prova de vida é obrigatória para todos os beneficiários do INSS que recebem por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.
Para fazer a prova de vida, isto é, para comprovar que estão vivos, os segurados do INSS devem comparecer anualmente a uma agência do banco pagador do benefício.
As datas de comparecimento variam de banco para banco: existem bancos que utilizam a data do aniversário do beneficiário, outros que utilizam a data de aniversário do benefício e há também os bancos que convocam o beneficiário um mês antes de vencer o prazo da última prova de vida realizada.
O que fazer?
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o INSS alertam os segurados para que desconsiderem a data de 28 de fevereiro citada no referido boato, uma vez que esse prazo se refere a uma prorrogação ocorrida excepcionalmente no ano passado.
O objetivo desse prazo adicional foi atender aos segurados que não tinham feito a comprovação de vida no prazo original dado pelos bancos em 2017.
Como saber o prazo certo?
Os beneficiários do INSS devem consultar diretamente seu banco pagador para saber quando devem fazer a prova de vida. Vale destacar que esse procedimento tem que ser feito todo ano, junto ao banco, para não correr o risco de ter o pagamento suspenso por não ter feito a comprovação de vida. (Assessoria de Comunicação – Secretaria de Previdência)
Caro Abelha, sou aposentado pela RFFSA ha mais de 15 anos com beneficio de complementacao concedido por direito.
Perdi o prazo de comprovacao de vida e meu beneficio foi suspenso havendo necessidade de prestar prova de vida junto a agencia do INSS.
Feita a prova meu beneficio foi reativado, so que sem a complementacao RFFSA.
Pedi para o INSS regularizar, mas ainda nao tive resposta.
Nao é estranho esse fato?
CurtirCurtir
Osvaldo
A prova de vida você poderia fazer junto ao banco que recebe o benefício. Tente repetir através do banco. Caso contrário você poderá procurar os seus direitos ainda na Inventariança no RJ.
Na segunda-feira procurarei saber o telefone e a pessoa com quem você deve falar
CurtirCurtir