Com objetivo de prestar esclarecimentos que auxiliassem na decisão para requisição do benefício de aposentadoria na REFER, a Fundação promoveu, nos dias 13 e 21 de novembro, palestras para os ferroviários oriundos da extinta RFFSA, que aderiram ao Plano de Desligamento Voluntário (PDV), concedido pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. O prazo para adesão ao PDV encerrou-se em 21/11/18 e, até o momento, três grupos com 191 ferroviários ao todo foram divulgados através do Diário Oficial da União (Edições 210, 213 e 223), com desligamentos em 31/10/18, 06/11/18 e 21/11/18.

 O chefe do Gabinete da Presidência, Fernando Abelha, deu início aos encontros, apresentando a REFER como a nova casa dos ferroviários, no momento em que ingressam com suas aposentadorias na Fundação. Em seguida, passou a palavra ao presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Luiz Onida de Araujo, que deu as boas-vindas aos participantes que se desligaram da Valec. Informou sobre o momento atual da Fundação, sob gestão do Conselho desde maio de 2018. Antes de dar sequência às palestras, proferidas pelos técnicos da Fundação, desejou boa sorte aos presentes na nova etapa de vida.

Nos encontros, realizados no auditório da REFER, gestores e técnicos da Fundação apresentaram as características do Plano e opções sobre institutos e aposentadoria, esclarecendo as dúvidas apresentadas pelos participantes, que receberam kit com documentação necessária para dar entrada em seu benefício da aposentadoria complementar.

A Fundação REFER aguarda novos desligamentos para agendar os próximos encontros.

Fontes: Refer, AssPreviSite