Por Fernando Abelha

Dos cerca de 340 ferroviários oriundos da RFFSA, ainda, em atividade na VALEC- Engenharia, para onde foram transferidos por sucessão trabalhista, 150 se desligaram no dia 31 de outubro, ao aderirem ao Plano de Demissão Voluntária – PDV, oferecido pela empresa aos ferroviários da RFFSA. Está previsto novo desligamento em 30 deste mês para os que não aderiam de imediato, mas que poderão ainda fazê-lo.

Assim, ficará significativamente reduzida a referência com os ativos que até hoje serve para revisão salarial dos aposentados e pensionistas, que têm como paradigma os companheiros que se encontram em atividade, conforme determina a legislação que concedeu a complementação salarial à categoria. Este fato dificultará, cada vez mais, a atuação da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF na defesa da revisão salarial da categoria, através dos Acordos Coletivos do Trabalho.

Para o grupo de participantes da Fundação REFER, que se desligou em 31/10/2018 a Fundação divulgou, ontem, em seu site, o seguinte comunicado:

PALESTRA PDV RFFSA

Grupo desligado em 31/10/18

Com objetivo de prestar esclarecimentos que possam auxiliar na decisão para requisição do benefício de aposentadoria na REFER, a Fundação realizará palestra na próxima terça-feira (13/11), às 14 horas, em seu auditório. 

A apresentação destina-se, exclusivamente, aos empregados que aderiram ao PDV da patrocinadora RFFSA, com desligamento em 31/10/2018. 

Para participar é necessário realizar inscrição até quarta-feira (07/11), encaminhando mensagem com nome completo, matrícula na RFFSA e melhores meios de contato (telefone e e-mail) para o endereço pdvrffsa2018@refer.com.br. 

A Fundação encaminhará e-mail com a confirmação da sua inscrição.