Texto de Luis Fernando Salles

A preservação do patrimônio ferroviário no Brasil continua deixando a desejar. Podemos observar, espalhados pelo país, diversos exemplos de descaso e falta de iniciativa com o cuidado de prédios e construções históricas que já serviram a este país, transportando pessoas e mercadorias.  Dessa vez, a estação do município de São Felix, na Bahia, que inclusive estava com previsão de ser reformada, foi vitima de um incêndio de causas ainda não identificadas. Esperamos que sua restauração possa virar prioridade dos seus responsáveis.

Não podemos deixar de lembrar da Estação Barão de Mauá, no Rio de Janeiro, uma das mais importantes e históricas do país, que hoje se encontra em estado de abandono e degradação, e na esperança de ser  restaurada, para que possa voltar a viver no máximo de seu esplendor.

Incêndio atinge estação ferroviária de São Félix

Colaboração de Silvio Ferreira

Um incêndio atingiu a Estação Ferroviária do município de São Félix, no Recôncavo Baiano, na madrugada desta segunda-feira, 11.

As causas do incidente ainda não foram identificadas. O Corpo de Bombeiros da região foi acionado para controlar as chamas que se alastraram pela construção.

O prédio histórico é de responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e estava previsto para ser reformado por ordem do Ministério Público Federal