Texto transcrito do site da Associação dos Aposentados da RFFSA (AARFFSA)
” Parabéns engenheiro Marco André presidente da REFER por esta singular vitória
A AARFFSA registra com júbilo a notícia difundida pela Fundação REFER que na tarde do dia 31 de outubro foi assinado o contrato de assunção legal para o pagamento da dívida referente ao plano de benefício dos ferroviários da extinta RFFSA.
Esta importante notícia trouxe segurança e paz aos milhares de ferroviários participantes da REFER que, no decorrer de anos de trabalho, pagaram para que pudessem, após aposentados, receber uma suplementação salarial que hoje muito ajuda, quando da avançada idade e no momento em que as nossas complementações de aposentadorias à conta da União vêm, continuadamente, sofrendo achatamentos sem acompanhar os índices inflacionários.
A AARFFSA, juntamente com os demais órgãos de classe com sede no Rio de Janeiro, como FNTF, AEEFL, AENFER, MÚTUA, sempre que acionados pela REFER, se empenharam para produzir e fazer entrega, viajando inclusive a Brasília de documentos às autoridades governamentais, alertando-as de que o não pagamento da dívida, que já se postergava por 17 anos, iria atingir, frontalmente, a mais de 25 mil ferroviários aposentados e 10 mil pensionistas e seus familiares que recebem mensalmente, na data agendada pele REFER, a sua suplementação salarial.
Fica registrado o reconhecimento dos ferroviários aposentados e pensionistas associados desta AARFFSA ao presidente da REFER, engenheiro Marco André Marques Ferreira que, até mesmo em prejuízo da própria saúde, viajava quase que semanalmente à Brasília, onde, de gabinete em gabinete, acompanhou o andamento do processo e não se furtava em dar os esclarecimentos que se fizessem necessários. Os nossos parabens Marco André, pelo denodo demonstrado por estes vários anos em que você seguiu, passo a passo, o processo do pagamento da Dívida da União Federal com a Fundação REFER. Os ferroviários saberão honrar o seu compromisso para esta singular e justa vitória.
Registranos, ainda, a ajuda recebida dos seguintes parlamentares: Senador da República Eduardo Lopes PRB-RJ, Deputado Federal Simão Sessim PP-RJ, Deputada Federal Maria Gorete Pereira PR-CE, Deputado Federal Paulo Feijó PR-RJ, Deputado Federal Vicente Cândido PT-SP e do inventariante da RFFSA, engenheiro Manoel Geraldo Costa e pela unidade dos órgãos de classe com sede no Rio de Janeiro, que sempre estavam dispostos a interpelar os órgãos governamentais sobre a inexplicável inadimplência com o Fundo de Pensão dos ferroviários, que se prolongava por quase duas décadas”

Amigo André Pa
Parabéns a sua ação nós orgulha e vivifica.
de novo, PA.RABENS com o nosso agradecimento
Júlio Bianchi
CurtirCurtir
Uma vitória tardia mas consagradora; agradecimentos a todos os atores empenhados na solução do impasse.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito bem.
Hora de continuar a luta, juntar estes mesmos denodados homens, em pró do reajuste de nossa data-base, que já se vão seis meses ,desde o primeiro de maio, e até agora nada.
CurtirCurtir
O NÓSSO REAJUSTE DE MAIO PRÓXIMO PASSADO COM A VALEC, TAMBÉM DEVERIA SEGUIR O MESMO CAMINHO. AMIGO JOÃO ABELHA, ESTE ANO ESTAMOS PERDENDO A ESPERAÇA,MAS NO PROXIMO ANO O QUE QUE O SNR.O QUE TEM NOS AJUDADO MUITO PODE NOS ADIANTAR. UM FORTE ABRAÇO
CurtirCurtir
O NÓSSO REAJUSTE DE MAIO PRÓXIMO PASSADO COM A VALEC, TAMBÉM DEVERIA SEGUIR O MESMO CAMINHO. AMIGO JOÃO ABELHA, ESTE ANO ESTAMOS PERDENDO A ESPERAÇA,MAS NO PROXIMO ANO O QUE QUE O SNR.O QUE TEM NOS AJUDADO MUITO PODE NOS ADIANTAR. UM FORTE ABRAÇO .
CurtirCurtir
Bom dia amigos, minha mãe é pensionista , eu li essa matéria, porem resumindo oque significa essa divida , os pensionista vão receber algum dinheiro ou reajuste ? desculpe a pergunta pois sou leigo nesse assunto.
CurtirCurtir
Pedro
Desde que o seu paí tenha pertencido a REFER quando em vida a sua mão se hoje ela recebe mensalmente a suplentação da REFER ela tera garantidido o seu saláriko enquanto viva. Nem todos os ferroviários em 1967 fizeram opção para ter a sua aposentadoria complementada pela Fundação REFER. Na época a RFFSA tinha mais de 100 mil ferroviários mas apenas 35 mikl. fizeram opção pela REFER o que foi uma pena.
CurtirCurtir
JoãoAbelha,
Como faço para saber si ele pertencia a REFER ? e outra, caso ele não pertencia a REFER minha mãe pode perder a pensão ?
CurtirCurtir
Pedro
A pensão oficial, aquela do INSS, enquanto em vida a sua mãe receberá normalmente, dependendo, apenas, do recadastramento junto ao INSS, o que poderá ser feito no Banco em que sua mãe recebe a pensão, que deverá ocorrer todos os anos no mês do aniversário dela. Quanto a pensão suplementar aquela paga pela REFER é necessário que o seu pai tenha quando em trabalho, solicitado a sua inclusão na Fundação REFER. Se ele o fez a sua mãe, a,lém do INSS recebe, mensalmente, no último dia do mês, a pensão suplentar. Se ela não vem recebendo, certamente, é pelo fato de que o seu pai não era participante da REFER. No entanto, você poderá tirar dúvidas através do telefone 08007096362 ou pelo site http://www.refer.com,.br
CurtirCurtir