Por Fernando João Abelha
Conclamamos a todos os ferroviários participantes da Fundação REFER que enviem e-mails ao senador Eduardo Lopes, eduardo.lopes@senador.leg.br, cumprimentando-o pelo incondicional e destacado apoio que vem prestando, junto a Advocacia Geral da União e a Secretaria do Tesouro Nacional, além de outros órgãos em Brasília, no sentido de exigir que a União Federal, sucessora da RFFSA, cumpra contrato com a Fundação, que rola há mais de 17 anos, no sentido de proporcionar a Fundação recursos para pagar o que é devido aos ferroviários participantes, a grande maioria em avançada idade.
É importante ressaltar ser necessário o pagamento imediato das dívidas da União e da CBTU para que a REFER dê prosseguimento nos compromissos assumidos com os ferroviários participantes dos planos de benefícios das duas estatais.
Eis as íntegras de alguns e-mails encaminhados pelos ferroviários ao senador:
Exmo Sr Senador Eduardo Lopes,
Na condição de advogado da Rede Ferroviária Federal, atualmente coordenando o jurídico da REFER, filho e sobrinho de ferroviários, emocionei-me com o brilhante e contundente pronunciamento de V.Exa. na defesa dos legítimos interesses da nossa categoria.
Como bem salientou V.Exa. da Tribuna do Senado Federal, a REFER que hoje agoniza em razão da inexplicável recalcitrância da União Federal em pagar dívida líquida, certa , exigível , auditada e reconhecida por órgãos da própria União é responsável pela sobrevivência, com dignidade, de aproximadamente 35.000 famílias ferroviárias espalhadas ao longo de todo o território nacional.
Nesse contexto, o apoio oferecido por Homens Públicos com a estatura ostentada por V.Exa. reforça a luta histórica da nossa categoria e nos faz acreditar que a vitória certamente virá e com ela a perspectiva de que a REFER continuará, sem sobressaltos, a cumprir a finalidade social de prover os benefícios previdenciários dos trabalhadores ferroviários.
Aproveitando o ensejo para renovar votos de estima e consideração, subscrevo-me,
Atenciosamente.
Garcia d’ Avila Pires de Carvalho e Albuquerque.
Exmo. Sr. Senador Eduardo Lopes
Cordiais saudações.
Trabalhei na RFFSA, Estrada de Ferro Leopoldina, desde o 3º Ano do Curso de Engenharia Civil. Comecei na Estação Barão de Mauá, sede da empresa, hoje abandonada, sem água, sem luz e sem vida. Após trabalhar em várias cidades, setores e gerencias, me aposentei em 1991.
Quando a REFER foi lançada muitos ferroviários desconfiaram que não iria dar certo. Entrei para a Fundação desde que foi inaugurada. Ao longo desses anos de aposentado muito tem ajudado a este associado e por conseguinte à minha família. São 16 anos que o Governo Federal protela o pagamento daquilo que temos Direito. Houve várias auditorias e sempre os dados apresentados estavam corretos. Acredito que muitas foram feitas para procrastinar o pagamento devido.
Está na hora de outros órgãos e autoridades levantarem essa bandeira em prol do que foi proposto por um Governo Federal e apoiado pelo Legislativo, à época do lançamento do Plano da REFER.
Eu e muitos ferroviários estamos acompanhando diariamente a grata iniciativa de Vossa Excia. para sanar essa irregularidade praticada por alguns governantes do país; assim como, todas as Associações de Classe dos Ferroviários também acompanham.
Embora residente em Juiz de Fora, MG, há anos, eu e a esposa, também ferroviária, nascemos e vivemos por muitos anos na cidade do Rio de Janeiro, RJ, onde ainda temos parentes e amigos lá residindo.
Agradeço sensibilizado suas providências muito bem fundamentadas e espero que desta vez seja resolvida essa procrastinação para que os ferroviários que tanto trabalharam para o engrandecimento das ferrovias no Brasil tenham um merecido descanso.
Atenciosamente,
Jorge Luiz Ribeiro da Costa.
Caríssimo Senador
Nessas alturas da nossa vida, encontrar um político que faz um discurso verdadeiro no plenário do Senado Federal, expondo as dificuldades por que passam os ferroviários, é um presente de Deus.
Agradecer é pouco. Quero me colocar à sua disposição para auxilia-lo e apoia-lo no que precisar.
Tenho certeza de que, com seu apoio, conquistaremos sucesso no nosso legitimo pleito no Fundo de Pensão REFER.
SAUDAÇÕES
Celso Paulo
Ao Ilustre Senador EDUARDO LOPES
Os Ferroviários do Ceará, através do site da REFER, tomaram conhecimento do trabalho do Senador em favor da nossa categoria, junto à União, qual seja, o pagamento da dívida que o governo tem para com a REFER, há muitos anos, e até hoje não pagou, causando no seio da nossa classe, uma ansiedade tremenda com o nosso futuro e de nossas famílias.
Hoje vivemos nessa incerteza, mas confiantes, que com o apoio do ilustre Senador (Ferroviário de Fato), com seu gesto humanitário para com a nossa classe, chegaremos a um final feliz em breve.
Que Deus lhe abençoe, e
Muito obrigado.
Associação dos Engenheiros da Rede Viação Cearense – AERVC
Associação dos Profissionais Universitários da RFFSA/CE – APU
Associação dos Ferroviários do Ceará – AFAC
Ilustríssimo Sr. Senador Eduardo Lopes, Bom Dia!
Tomamos conhecimento através dos sites dos órgãos de classe e da REFER, bem como no blog do jornalista e ferroviário Prof. Fernando Abelha, do seu pronunciamento no plenário do Senado Federal, em defesa do legítimo pagamento pela União Federal da dívida com o plano de previdência complementar dos milhares de ferroviários da extinta RFFSA.
Não temos dúvidas que com o seu total apoio e empenho, o governo federal, tomará as medidas urgentes e necessárias referente ao pagamento, para não deixar milhares de famílias que ao final de suas vidas, estão prestes a não receberem seus direitos para o qual contribuíram por décadas.
Nossos agradecimentos por seu gesto de humanidade para com uma classe que tanto contribuiu no desenvolvimento do nosso país.
Que Deus o abençoe e a toda a sua assessoria, extensivo aos seus familiares.
Almir Gaspar
Aposentado da RFFSA
Residente na cidade do Rio de Janeiro
Ao senador Eduardo Lopes
A Associação dos Engenheiros da E.F. Leopoldina, com sede no Rio de Janeiro , órgão representativo de classe que congrega inúmeros profissionais ferroviários, vem expressar a V. Excia e a toda sua competente e dedicada equipe, o nosso profundo agradecimento pela atuação incansável em defesa dos ferroviários e muito particularmente no equacionamento da indiscutível dívida da União Federal para com a Fundação REFER , situação esta, que aflige milhares de participantes que contribuíram durante anos para o plano de previdência complementar.
Atenciosamente,
Jair José da Silva
PRESIDENTE da ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS DA E.F. LEOPOLDINA
Prezado Senador Eduardo Lopes
Muito nos alegrou ver sua atuação em defesa dos interesses dos ferroviários.
Suas palavras na Tribuna do Senado, extremamente precisas, não deixaram qualquer dúvida com relação ao tratamento absurdo que nos vem sendo dispensando, com relação ao pagamento da dívida do governo para com a REFER.
Nós ferroviários, 60.000 ferroviários, ganhamos um aliado!
Conte conosco, da mesma forma que contamos com V. Exa.
Parabenizo V.Excia e toda sua assessoria pela atuante, dedicada e competente participação, no absurdo processo de inadimplência da União para com os ferroviários ( REFER ).
Suas atuações, pronunciamentos e gestões em defesa de um direito absolutamente legítimo dos trabalhadores nos faz ter esperança de um parlamentar que realmente possa nos representar no Congresso Nacional.
Suas manifestações deixam absolutamente claro com os argumentos muito bem posicionados a indiscutível obrigação da União com os ferroviários.
Com o meu reconhecimento e agradecimento,
Waldemar Ribeiro
Caríssimo senador Eduardo Lopes
É com singular alegria que registro os agradecimentos meu e da minha família à Vossa Excelência pela incondicional ajuda que vem prestando em defesa dos ferroviários participantes da Fundação REFER. A aposentadoria complementada que pagamos por mais de 30 anos está em risco em face da inadimplência do governo federal. Se a perdermos ficaremos com recursos insuficientes para garantir a nossa velhice, 81 anos, quanto a compra de medicamentos, plano de saúde e até mesmo alimentação. Obrigado por tudo.
Fernando Abelha e família
Fonte: e-mails recebidos
