Comentários de Fernando Abelha
Colaboração do jornalista José Américo
O que, possivelmente, é novidade para muitas pessoas, em nada surpreende aos ferroviários brasileiros. O vídeo abaixo mostra uma composição chinesa com destino a Alemanha através do Cazaquistão, Rússia, Bielorrussia e Ponônia, em uma distância de 10.214 Kms.
Os ferroviários da extinta RFFSA têm, ainda, em sua memória, as composições da Vale do Rio Doce entre Minas e Vitória – ES com tração quadrupla, em bitola estreita, formando composições acima de 100 vagões carregados de minério para o Porto de Tubarão, no Espírito Santo. Da mesma forma a RFFSA, na Ferrovia do Aço, no ramal de São Paulo, na linha de Campos – RJ e no Tronco Sul formaram trens com tração dupla, puxando mais de 60 vagões.
A experiêcia chinesa ocorreu em 13 de junho do ano passado com 200 vagões em caráter experimental, para atingir a 300. O tempo de viagem foi de 14 dias, enquanto que, comparativamente, se o mesmo transporte fosse por navio, levaria cerca de dois mêses.
No vídeo, o trem assemelha-se a uma serpente que circunda a colina. São quatro locomotivas para puxar a longa composição de vagões. Vale a pena assistir o vídeo até o final.

Enquanto no Brasil……………
Já tinha assistido esse video, só não sabia dos detalhes, relativos aos países, e percurso,Enquanto no Brasil, uma ferrovia de 1200km, já se passaram 20 anos do inicio de sua construção, e não existe nem previsão para conclusão da obra TRANSNORDESTINA.
CurtirCurtir
FUGINDO DO ASSUNTO.
Prezado João Abelha, quando você tiver oportunidade de estar com o pessoal da Federação, pergunte aos mesmos,qual a possibilidade de Federação estender juridicamente ou de forma negocial, os ganhos da Ação 0292/2007, vara 001 TRT/10- Brasilia, que tramitou em julgado, estando em fase de cáuculo, impetrada , pela AARFFSA, em favor de um grupo de aposentados e pensionistas complementados do Rio de Janeiro, trata-se de juros e correções, sobre parcelas pagas com atraso.
CurtirCurtir
Prezado João
A FNTF acompanha diariamente as matérias e comentários do blog. Mas, na primeira oportunidade que estiver com eles abordarei o assunto.
Obrigado
CurtirCurtir
Caro amigo Abelha. Saudações. Há longos anos, pelo menos desde o governo FHC vem os ferroviários da RFFSA sofrendo perseguições quer seja na desatenção para com a ferrovia que administravamos bem como com os próprios ferroviários. Conseguiram acabar com a História da ferrovia no Brasil, principalmente daquela que foi desbravadora para o interior do país. Enfiaram goela abaixo a falida FEPASA e num único pacote se desfizeram dessa grande empresa com o chamegao do agora acionado Lula. Quanto mal fizeram ao país essa série de governantes. E olha que viajaram muito pela Europa. Creio que tenham visto o respeito que o povo europeu dá ao seu transporte ferroviário. Que novos tempos cheguem rápidos corrigindo os “mal feitos” dessa gente, fazendo retornam os outrora caminhos de ferro que tanto bem fazia aos usuários bem como recompondo as perdas salariais protagonizadas por maus políticos.
CurtirCurtir
Estimado Jorge Luiz
O seu oportuno comentário publicarei no corpo principal do blog, nos próximos dias, com mais destaque.
Obrigado
CurtirCurtir
Olá caro jornalista,fui ferroviário por quase dez anos,sinto saudades imensas do meu trabalho ao qual me foi usurpado por um governo corrupto e inepto! Sou de Lages,Santa Catarina e me entristesse quando vejo o abandono e vandalismo a qual deixaram nossa ferrovias! abraço!
CurtirCurtir
Prezado Marcos Valério
É isto aí… Os que exerceram a sua vida profissional na ferrovia, certamente, elegeram o sentimento de amor pelo trem de ferro por sua vida afora. O fascínio do trem deixa lembranças marcantes em cada um de nós.
Infelizmente, a corrupção que historicamente avassala o nosso País;as gestões incompetentes e a covardia que até hoje os grupos dominantes, praticam contra os ferroviários através do abandono político desses governos inéptos é de fato entristecedor, inacreditável.
Mas, a nossa unidade não deixará passar em branco os desmandos que nos atingem.O denunciar é a nossa arma.
Obrigado por participar.
CurtirCurtir