Texto de Luis Fernando Salles (Estagiário)
Comentários de Fernando Abelha
Acontecerá, amanhã, às 9h30m, na sede da Associação Mútua Auxiliadora dos Empregados da Estrada de Ferro Leopoldina – MUTUA, importante reunião para a qual foram convidados pela Associação Mútua, parlamentares, sindicatos e associações de classe do Rio de Janeiro, com o objetivo de dar início a discussão de um Plano de União Nacional dos Trabalhadores Ferroviários, que envolva as entidades de classe, voltado à congregar forças no sentido de defender a nossa classe, mais que centenária, formada por autênticos trabalhadores, mas, hoje, se vê humilhada e desprezada pelas autoridades governamentais.

É propósito deste Plano de União Nacional dos Trabalhadores Ferroviários a ser construído, para agir junto as áreas governamentais competentes, com o apoio de frentes de parlamentares federais e, se necessário, municipais e estaduais, congregadas por todo o País, através de ações pontuais dos ferroviários, em cada região geográfica, com objetivo de atuarem como facilitadores nos contatos das nossas lideranças junto aos órgãos do poder executivo em Brasília, deputados e senadores a serem conduzidos, preferencialmente, pelas entidades de classe que participem da União Nacional dos Trabalhadores Ferroviários, com o objetivo de unidade das reivindicações e um único discurso de convencimento em nossa defesa. Neste momento, é importante arregaçarmos as mangas e partimos uníssonos, para defendermos os nossos direitos legalmente constituídos. As dificuldades de concretizarmos os ACs, a liquidação do Plano de Saúde dos Ferroviários – PLANSFER é prova inequívoca da necessidade de unidade, onde abandonemos as lideranças isoladas ou, em caso contrário, em breve, estaremos cada vez mais limitados vendo os reajustamentos dos nossos salários sempre abaixo da inflação como vem acontecendo, além de outras mazelas como a complementação e.perdas salárias dos últimos anos.
Da pauta para discussão de hoje na Associação Mútua, constam assuntos relacionados ao: reajuste da tabela salarial da RFFSA; proteção à complementação salarial dos aposentados e pensionistas; dívidas da União e da CBTU com a REFER. No caso da CBTU com a ação ajuizada e reconhecida a dívida. A da RFFSA, auditada, atestada e reconhecida como líquida e certa e verdadeira, aguardando, tão somente, desde 2012, que seja honrada pelo Tesouro Nacional, através de títulos securitizados, com vencimentos até o ano de 2045, mas que atenderão, plenamente, os compromissos da REFER com seus participantes; restauração da Estação Barão de Mauá, antigo terminal da Estrada de Ferro Leopoldina no Rio de Janeiro, tombada pelo Patrimônio Hitórico, mas entregue à própria sorte em processo crescente de degradação; inventariança do patrimônio ferroviário; e o Centenário da Associação Mútua, entre outros assuntos.
É de fundamental importância a presença dos ferroviários, ativos, aposentados e pensionistas ao encontro de amanhã, na sede da Associação Mútua, à Rua São Cristóvão, 460, São Cristóvão, RJ.


Porque só agora? Este é um “sonho” meu de muitos anos que infelizmente não tenho capacidade de realizá-lo. Também não tenho nada a oferecer, a não ser, mão de obra para trabalhar no projeto. Gostaria muito de ir a esse encontro, mas tenho compromisso, infelizmente!
CurtirCurtir
Maria da Graça
Tudo na vida tem um primeiro momento. A sua participação será sempre importante.
CurtirCurtir
A distância que me encontro e não tomei conhecimento em tempo hábil, mas me coloco a serviço desta causa que afeta todos nós ex-ferroviários.
CurtirCurtir
SUCESSO,SUCESSO. E BONS FLUIDOS.
Que a reunião,seja de grande proveito. para classe ferroviária, e que daí saia, os encaminhamentos necessários para o desenvolver da nossa luta.
CurtirCurtir