Por Fernando Abelha

Informações obtidas, ontem, junto a Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF dão conta que foram aprovados junto ao Conselho de Representantes, em 17 de junho último, os índices de 5% para revisão dos salários dos empregados em atividade quanto ao AC de 2015, com o IPCA cheio nas correções das cláusulas de caráter econômico. Foi aprovado, ainda, a assinatura do acordo de 2016, com um percentual de 6,51% nos salários vigentes a partir de 1º der maio de 2016, também, com a aplicação do IPCA pleno referente a correção das cláusulas econômicas. As duas assinaturas ocorrerão na mesma data, possivelmente, ainda esta semana.

A decisão do Conselho de Representantes (Sindicatos da Base) foi aprovada por unanimidade. A FNTF espera que a VALEC e o Tribunal Superior do Trabalho – TST coloquem um ponto final na questão do aumento dos ferroviários, referente aos Acordos Coletivos de 2015 e 2016.

Novo esclarecimento

A propósito do comentário do leitor João Batista de Araújo, sob o título “E o tempo … passando”, inserido no blog em 18 de junho, através do espaço destinado a comentários do leitor, às dúvidas por ele ventiladas já foram esclarecidas através da matéria: “FNTF vê com cautela minuta da proposta do Acordo Coletivo encaminhado pela VALEC”, editada no blog do último dia 15 e de fácil consulta. Certamente, o nosso prezado leitor não obteve acesso a esses esclarecimentos.