Por Fernando Abelha

A classe ferroviária aguarda ansiosa a decisão do Tribunal Superior do Trabalho – TST quanto ao Agravo Regimental interposto pela Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários FNTF, em defesa do Dissídio Coletivo da classe, que persegue o pagamento da correção monetária de 8,16% referente ao período de 12 meses de 1º de maio de 2014 ao mesmo mês de 2015. O Dissídio pretende, ainda, reposição salarial de 34.46%, A audiência do TST ocorrerá dia 27 próximo, às 9 horas, em Brasília.

Notícias obtidas junto a Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF dão conta do encaminhamento pelo presidente Hélio Regato aos sindicatos da base da Federação, da seguinte comunicação:

“Estimado Companheiro

Conforme já antecipado na última sexta-feira aos Sindicatos via telefone, a FNTF agora já oficialmente, encaminha ao amigo o despacho convocatório para a audiência que será realizada no dia 27 de abril às 09 horas no TST – Brasília – D.F. Aqueles que estejam interessados em participar, não criaremos qualquer obstáculo, até porque entendemos ser fundamental aos destinos dos nossos representados.

Completando a nossa informação, estou juntando ao presente, cópia do ofício nº 30D/2016-SE/MT datado de 14 de abril de 2016. Como pode notar o nobre Presidente, o assunto refere-se à tabela salarial dos empregados da extinta RFFSA. Observando mais detalhadamente, podemos concluir que o mesmo é fruto do trabalho realizado pela Comissão Paritária instituída pela resolução 283 em observância à solicitação formulada pela Federação e os Sindicatos interessados na questão”.

Veja a seguir o Ofício do Ministério dos Transportes encaminhado ao DEST:

foto dicumento blog FVV