Por Fernando Abelha
A classe ferroviária aguarda ansiosa a decisão do Tribunal Superior do Trabalho – TST quanto ao Agravo Regimental interposto pela Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários FNTF, em defesa do Dissídio Coletivo da classe, que persegue o pagamento da correção monetária de 8,16% referente ao período de 12 meses de 1º de maio de 2014 ao mesmo mês de 2015. O Dissídio pretende, ainda, reposição salarial de 34.46%, A audiência do TST ocorrerá dia 27 próximo, às 9 horas, em Brasília.
Notícias obtidas junto a Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF dão conta do encaminhamento pelo presidente Hélio Regato aos sindicatos da base da Federação, da seguinte comunicação:
“Estimado Companheiro
Conforme já antecipado na última sexta-feira aos Sindicatos via telefone, a FNTF agora já oficialmente, encaminha ao amigo o despacho convocatório para a audiência que será realizada no dia 27 de abril às 09 horas no TST – Brasília – D.F. Aqueles que estejam interessados em participar, não criaremos qualquer obstáculo, até porque entendemos ser fundamental aos destinos dos nossos representados.
Completando a nossa informação, estou juntando ao presente, cópia do ofício nº 30D/2016-SE/MT datado de 14 de abril de 2016. Como pode notar o nobre Presidente, o assunto refere-se à tabela salarial dos empregados da extinta RFFSA. Observando mais detalhadamente, podemos concluir que o mesmo é fruto do trabalho realizado pela Comissão Paritária instituída pela resolução 283 em observância à solicitação formulada pela Federação e os Sindicatos interessados na questão”.
Veja a seguir o Ofício do Ministério dos Transportes encaminhado ao DEST:


Desejo boa sorte a todos os ferroviários para a conquista de decisão favorável ao dissídio coletivo!
CurtirCurtir
Querida colega
A luta é constante para tentar recuperar os salários dos trabalhadores ferroviários seriamente aviltados pelos gestores do governo nomeados pelo Partido dos Trabalhadores. Pura ironia…
Fernando Abelha
CurtirCurtir
Ja houve decisao do TST do dissidio coletivo dos ferroviarios ano 2014/2015?
CurtirCurtir
Amigo. A decisão do TST será dia 27, quarta-feira, às 9 horas. Darei notícia sobre o assunto.
CurtirCurtir