Transcrito do Jornal da AENFER

O espaço em torno do Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), na região do Grande Méier, vai virar uma grande área de lazer após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Com investimento de R$ 115,7 milhões, as melhorias urbanísticas que estão sendo implementadas pela Prefeitura do Rio no local incluem o restauro da Praça do Trem (conjunto de antigos galpões tombados que serviam como oficinas para reparo dos trens); a construção da Nave Olímpica do Conhecimento; e uma ciclovia com dois quilômetros de extensão. Além de obras de requalificação, como drenagem, implantação de novo paisagismo, cabeamento subterrâneo e recuperação de calçadas.

A Praça do Trem vai se tornar a maior área pública do bairro e da região do Grande Méier (que hoje cabe ao Jardim do Méier, com cerca de 11 mil m²), com aproximadamente 35 mil m2 . O projeto elaborado pela equipe técnica do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade tem como objetivo a restauração do conjunto de edificações das Oficinas de Locomoção do Engenho de Dentro, tombadas na esfera municipal, e prevê a conservação do aspecto original dos galpões.

O espaço interno da Praça abrigará atividades culturais, enquanto a área ao redor das construções será um espaço de convivência, amplamente iluminado, com lâmpadas de LED, permitindo seu uso à noite e valorizando os bens históricos. O local será totalmente arborizado, respeitando a visibilidade dos galpões tombados e, após os Jogos de 2016, poderá ser usado como praça, após instalação de mobiliários urbanos.

Cerca de 250 pessoas, entre engenheiros e operários, trabalham nas obras, que estão sendo realizadas no quadrilátero formado pelas ruas Arquias Cordeiro, das Oficinas, José dos Reis e Doutor Padilha, e incluem ainda os projetos Passeio Olímpico (já entregue em janeiro deste ano) e Bairro Maravilha Engenho de Dentro.

As intervenções do Passeio Olímpico visaram adequar o bairro aos eventos esportivos, garantindo que todas as melhorias se revertam em legado para os cariocas. As quatro ruas do quadrilátero ganharam novas calçadas, mais largas e com total acessibilidade para as pessoas com mobilidade reduzida, meio fios e sarjetas, além de implantação de infraestrutura para nova iluminação e conversão de redes aéreas de concessionárias para subterrâneas.

Fonte: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro