Por Vitor Gonçalves

Créditos: Aluísio Eduardo / Digital MG

O primeiro trem que irá integrar a frota do metrô de Belo Horizonte chegou ao Brasil. O veículo fabricado na China desembarcou no Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, e seguirá em direção à capital de Minas Gerais nos próximos dias.

Primeiro, precisa passar pela liberação alfandegária. Essa é a primeira das unidades que chegarão ao território verde e amarelo em breve. Estão sendo produzidas pela Changchun Railway Vehicles, subsidiária da CRRC Corporation Limited, apontada como a maior fabricante de material rodante do mundo.

Ao todo, serão 24 trens, que vão operar nas Linhas 1 e 2 do metrô da capital mineira. Até o fim do ano, a expectativa é de que dez novos três já estejam operando. Quatro deles devem entrar em serviço até julho, enquanto os outros seis até dezembro.

A modernização da frota faz parte do contrato de concessão do metrô. Responsável pela coordenação, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) antecipou a aquisição dos veículos em dois anos. O investimento total do governo estadual será de R$ 700 milhões.

Renovação da frota estava prevista em contrato

Conforme destacado anteriormente, a modernização da frota estava prevista no contrato de concessão. Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, a antecipação foi feita visando a melhoria do sistema para a população que depende diariamente do meio de transporte.

“A chegada dos novos trens representa um marco importante para a modernização do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Estamos antecipando investimentos, ampliando a capacidade do sistema e garantindo mais conforto, eficiência e regularidade nas viagens para a população”, afirmou o secretário.