Projeto melhora o uso da malha ferroviária e traz ganhos à mobilidade urbana, à circulação viária e à segurança da populaçãoCompartilhe:
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT),em meados de janeiro, marcou presença em visita técnica da readequação da linha férrea no perímetro urbano de Barra Mansa (RJ). O empreendimento, contemplado no Novo PAC, conta com investimento de R$ 68,5 milhões do Governo Federal. O projeto melhora o uso da malha ferroviária e traz ganhos à mobilidade urbana, à circulação viária e à segurança da população local. O evento contou com a participação do ministro dos Transportes, Renan Filho.
As obras de adequação da travessia urbana do município de Barra Mansa foram retomadas pelo Novo PAC. O DNIT atua na fase final da terceira etapa do empreendimento, que visa a pavimentação de vias públicas que anteriormente eram ocupadas por trilhos. Essa etapa apresenta 79% de execução e tem conclusão prevista para o fim do primeiro semestre de 2026. A quarta e última fase já está em procedimento licitatório e representa a ampliação do pátio ferroviário de Anísio Braz.
Presente na vistoria, o superintendente regional do DNIT do Rio de Janeiro, Robson Loures, destacou que a obra possibilitará o encerramento das atividades de manobras de trens no centro de Barra Mansa, que é considerado o principal conflito ferroviário urbano a ser solucionado pela autarquia. “A conclusão do empreendimento irá melhorar a circulação viária, promover o desenvolvimento da cidade, além de ampliar a segurança da população local e a melhoria na qualidade de vida”, afirmou.
A previsão de conclusão do empreendimento é no final deste ano.
