Monitor Mercantil – As ferrovias da China transportaram quase 4,59 bilhões de passageiros em 2025, impulsionadas por um sistema de transporte ferroviário em constante expansão e modernização, segundo dados oficiais.

De acordo com uma conferência nacional sobre o trabalho ferroviário realizada nesta quinta-feira, o número representou um aumento anual de 6,4%, enquanto o volume de carga ultrapassou 5,27 bilhões de toneladas em 2025, um aumento de 2% em termos anuais.

Discursando na reunião, Song Xiude, chefe da Administração Ferroviária Nacional, observou que a quilometragem total das ferrovias em operação na China aumentou para 165 mil km, com linhas ferroviárias de alta velocidade ultrapassando 50 mil km.

Segundo a agência Xinhua, os principais indicadores, incluindo o volume de passageiros, o volume de carga e a densidade de transporte, continuam sendo os mais altos do mundo, disse Song. Ele acrescentou que a China continua liderando em tecnologias para ferrovias de alta velocidade, planalto, regiões frias e transporte pesado, enquanto as tecnologias inteligentes e verdes avançam rapidamente.

“O sistema de infraestrutura ferroviária moderna em constante aprimoramento tem fornecido um forte apoio ao desenvolvimento econômico e social de alta qualidade do país”, disse Song.

Fonte: Revista Ferroviária