Por

 Juliano Gianotto

Imagem: Marcopolo Rail

O Ministério Público Federal (MPF) vistoriou as instalações do People Mover, veículo leve sobre trilhos que ligará a Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). A inspeção, teve como objetivo acompanhar as etapas finais de implantação do sistema, que atenderá os três terminais aeroportuários.

O People Mover iniciou operação assistida no início de dezembro, restrita a funcionários do aeroporto, conforme noticiou o AEROIN. A previsão é de que o serviço seja liberado ao público em geral em janeiro de 2026.

A vistoria contou com a participação do procurador da República Guilherme Rocha Göpfert, responsável por um inquérito que acompanha a implementação do monotrilho.

Segundo o MPF, a atuação busca incentivar o uso do transporte ferroviário e assegurar que os recursos federais aplicados na obra resultem em benefícios efetivos à sociedade. Para Göpfert, a substituição do carro ou do ônibus pelo People Mover no acesso ao aeroporto pode gerar impactos positivos tanto para a mobilidade urbana quanto para o meio ambiente.

Foi muito importante acompanhar o andamento dos trabalhos do People Mover, que beneficiará milhares de pessoas. Trata-se de uma obra de grande relevância e que está sendo acompanhada de perto pelo MPF”, afirmou o procurador.

O empreendimento tem como objetivo agilizar o deslocamento de passageiros, que atualmente dependem de ônibus para o trajeto entre a estação ferroviária e os três terminais do aeroporto.

De acordo com o consórcio responsável, o sistema contará com quatro estações e capacidade para transportar até dois mil usuários por hora em cada sentido. O trajeto será feito por uma via elevada de 2,7 quilômetros, com trens movidos por propulsão pneumática. O tempo estimado de viagem, incluindo espera, é de seis minutos.

Informações do MPF