Escrito por

Débora Araújo

Fonte Internet CPG – Poucos projetos na Ásia simbolizam tanto a transição para uma nova era de infraestrutura quanto a ferrovia de alta velocidade de US$ 18 bilhões que está sendo construída para ligar duas das maiores potências econômicas do continente. Com 508 quilômetros de extensão e trens projetados para atingir até 320 km/h, o megacorredor ferroviário marca um salto histórico: ele inaugurará oficialmente o sistema de trem-bala no país e ampliará drasticamente a integração logística, econômica e tecnológica com um dos maiores polos industriais e tecnológicos do mundo.

A obra, iniciada em 2018, passou por revisões orçamentárias, disputas políticas, ajustes regulatórios e até impactos da pandemia, mas segue crescendo sobre viadutos, túneis e quilômetros de infraestrutura avançada que redesenham o interior asiático. Quando entrar em operação, a viagem que hoje dura aproximadamente 7 horas poderá ser feita em menos de 2 horas, criando um eixo competitivo com modelos adotados no Japão, China e Europa.

Para um país que já soma mais de 1,4 bilhão de habitantes e enfrenta gargalos históricos na mobilidade e na integração logística, o trem-bala não representa apenas velocidade. Representa uma afirmação estratégica: modernizar, escalar e competir em pé de igualdade no cenário global de infraestrutura, transporte e tecnologia ferroviária.