
Por Fernando Abelha
Com cerca de um século de vida honrada, 95 anos, voltada sempre a servir a pátria e aos seus subordinados tanto nas atividades da caserna, quanto na direção de grandes empresas, o coronel Stanley Fortes Baptista deixou marcada junto aos ferroviários da extinta RFFSA, as melhores lembranças e o respeito por tudo que realizou em sua gestão como presidente da estatal Rede Ferroviária Federal S,A.
Recebemos esta imagem do nosso leitor Almir Gaspar que lembrou, saudosamente, a personalidade de Stanley e o quanto a categoria agradece sua presença entre nós.
Lembro-me bem: pelos idos de 1970, por determinação do presidente Stanley, após seu retorno de Brasília, que convocasse em caráter imediato, todos os presidentes das Associações de Engenheiros e sua Federação, para reunião no Rio de Janeiro, auditório da Administração Geral, em data próxima por ele agendada. Todos vieram.
Em sua explanação falou de recente estada em Brasília, ocasião que ressaltou várias apreensões quanto ao destino da ferrovia no Brasil. Ao encerrar sua alocução abriu espaço para quem quisesse esclarecer alguma dúvida. Foram várias as interpelações, todas respondidas, esclarecidas e sobretudo alertadas quanto o novo destino da RFFSA.
Em determinado momento ressaltou: “senhores engenheiros, vosmecês ainda não atentaram quando ao poder que detêm. Aqui estão presentes representantes de todas as Regionais, portanto, de quase todo Brasil. Com unidade e liderança ajam enquanto é tempo, junto a parlamentares e governadores dos vários Estados da Federação, na defesa da RFFSA. As informações que lhes narrei, estão disponíveis na documentação que lhes entrego nesta reunião.
Mesmo com o comprometimento de todos, anos depois a RFFSA foi extinta…
