Metrô CPTM – O Governo de São Paulo informou no último dia 15, por meio do Diário Oficial, a criação de um comitê para atualizações regulares do Mapa do Transporte Público Coletivo, o Mapa Metropolitano presente em trens e estações metroferroviárias.

Formado por membros da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), Agência de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP) e também da CPTM e Metrô, estes componentes devem se encontrar em períodos para definir e debater sobre a questão.

O Mapa Metropolitano atualmente está presente não só nos trens e estações, mas também disponível ao passageiro de forma física ao ser distribuído e também pelos sites das operadoras de transporte e secretarias.

Através dele, o passageiro toma conhecimento de todas as linhas, estações e pode entender melhor para onde ir a partir de determinado ponto, chegando ao seu destino.

Parte inferior do formulário

No mapa da Grande São Paulo, é exibido além de todas as linhas de metrô e trens, as integrações com outros modais, como os corredores de ônibus intermunicipais e terminais de transporte coletivo por pneus.

Ao menos uma vez por ano, ou quando ocorre uma mudança notável, por exemplo, a adição de nova estação ou alteração do seu nome, o mapa então é atualizado com as informações mais recentes.

O trabalho do novo comitê vai de encontro a promover intervenções com maior frequência, aproveitando a medida de substituição dentro dos trens do mapa convencional colado, por um QR Code, acessível a partir de smartphones com internet.

A resolução que criou este grupo de trabalho integrado não especificou prazo de meses ou tempo para encerrar as suas atividades.

Assim como nas principais cidades do mundo, por exemplo, Londres, Nova Iorque e Berlim, o mapa paulista segue um padrão de cores e ordenação para evitar confusões ou desorientação por parte do usuário do transporte e deve no próximo ano receber uma importante atualização com a adição da Linha 6-Laranja de metrô, prevista para ser entregue em outubro de 2026.