G1 – Construída em 1875, a Estação Ferroviária de Sorocaba (SP) testemunhou 150 dos 371 anos de vida da cidade – que serão completados no dia 15 de agosto. Sem função desde 2012, o primeiro prédio de alvenaria de tijolos da cidade e símbolo maior do passado ferroviário local “implora” por restauração desde 2005, quando foi cedido provisoriamente ao município com a finalidade de receber atividades culturais.

Os sinais da deterioração são visíveis em vários pontos do prédio, que nos últimos 20 anos recebeu reformas apenas na fachada. No hall de entrada, onde ficavam os guichês para compra de passagens, o estuque do forro está desabando por conta da infiltração. Um voo com drone revelou a falta de telhas no prédio e também na gare de embarque de passageiros. 

No local, o g1 também constatou que não há vigilância; embora os portões do hall permaneçam trancados com cadeado, há pessoas morando em um anexo do antigo armazém. Situação de abandono que contrasta com a importância daquela edificação para a arquitetura e a memória local.Fonte: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2025/08/13/estacao-ferroviaria-primeiro-predio-de-alvenaria-de-tijolos-em-sorocaba.ghtml