Folha de S. Paulo – A rede ferroviária do Chile receberá dois trens brasileiros para operar uma rota interurbana de média distância que passa por quatro municípios.

Fabricados pela Marcopolo Rail, os trens embarcaram para o país sul-americano para serem usados ainda neste ano pela Empresa de Los Ferrocarriles del Estado–EFE Trenes de Chile, estatal chilena responsável pela gestão da rede ferroviária. O negócio envolveu cerca de US$ 15 milhões (R$ 82,2 milhões, ao câmbio desta sexta-feira), segundo a empresa do Chile.

Com o embarque, no total serão três composições de dois carros cada —uma já tinha sido recebida neste ano—, que serão utilizados na rota interurbana de passageiros Talca-Constitución, de 88 quilômetros de extensão e 11 estações.

O trem deverá transportar cerca de 60 mil passageiros por ano, ligando quatro cidades, que somam 300 mil habitantes. Os testes de campo ocorrerão no segundo semestre.

Além da venda dos trens, a Marcopolo também fornecerá peças de reposição e manutenção. A empresa brasileira afirmou que é o mais importante negócio internacional realizado por ela.

O modelo entregue é o Prosper, movido a diesel e que atinge velocidade máxima de 80 quilômetros por hora. Com cabines de operação em cada extremidade e capacidade para transportar 223 passageiros, dos quais 80 sentados e 143 em pé, os modelos têm sanitário adaptado, ar condicionado, portas em ambas as laterais, poltronas com apoio de braço, portas USB e mesa dobrável no encosto.