Por Celso Martins

A região tem dezenas de riachos e cachoeiras
O Santuário do Caraça, localizado entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, no interior de Minas Gerais, pode ser visitado em uma viagem de trem que em seu trajeto passa por pontes e belas paisagens. O Caraça tem 12.500 hectares de Mata Atlântica, campos rupestres e Cerrado, além de trilhas, piscinas naturais, riachos e cachoeiras.
O trem de passageiros da Vale que percorre todos os dias 664 km entre Belo Horizonte e Vitória é a melhor opção para quem pretende passar um final de semana no Santuário do Caraça. A estação Dois Irmãos, em Barão de Cocais, a primeira parada do trem, fica a cerca de 40 minutos do santuário.
O trem parte todos os dias ás 7 horas de Belo Horizonte e a chegada na estação próximo ao Santuário da Caraça é por volta das 9h30. O trem que retorna para Belo Horizonte passa na estação de Barão de Cocais entre 17 e 18 horas.
Turistas do Espírito Santo e de outras cidades de Minas Gerais, entre elas Governador Valadares e Ipatinga, podem viajar de trem para conhecer o Santuário do Caraça. Mas quem tinha planos de passar o Carnaval neste atrativo turístico, não encontra hospedagem no Caraça e nem vagas no trem.
Saiba mais sobre o Santuário do Caraça
Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual, o Santuário do Caraça foi escolhido como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Um dos atrativos do local é o Conjunto Arquitetônico onde está a primeira igreja de estilo neogótico do Brasil.
Fazem parte do Santuário o prédio do antigo Colégio (hoje Museu e Biblioteca), o hotel com 57 apartamentos e quartos com capacidade para até 230 pessoas. Os turistas também podem se hspedar na Fazenda do Engenho, com 26 apartamentos.
O Caraça se destaca pela sua diversidade de fauna e flora, com raridades de animais e plantas no meio ambiente. São 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 espécies de peixes e 76 espécies de mamíferos.
Quem visita o Santuário do Caraça se encanta com a cena de um lobo-guaráqque todas as noites, por volta das 19h30, aparece no o pátio da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens para se alimentar. Todas as noites é colocada uma bandeja com carne e fruta.

O complexo é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual

Realmente é um cenário encantador e um visual da natureza maravilhoso. O bom é marcar um final de semana como já fiz, mas indo sábado pela manhã e voltando domingo à tarde, dormindo em alojamentos existentes próximo ao santuário.
A nossa Associação AENCO já fez uma excursão a esse santuário, nessas condições.
Sinto saudade, das programações feitas pela AEEFL organizadas pela Verinha para os Associados.
CurtirCurtir
Para quem gosta de história e Natureza é um lindo passeio. Ainda mais se der sorte de ver a noite e de perto, o lobo-guará. Eu adorei!
CurtirCurtir