G1 – O sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas registrou 142 casos de acidentes nas escadas rolantes e fixas entre janeiro e abril deste ano. Em vídeos divulgados pela CCR Metrô Bahia, concessionária que administra o serviço, é possível ver o momento que algumas pessoas caem até no trilhos. 

De acordo com a CCR Metrô Bahia, a situação preocupa já que no mesmo período do ano passado, foram registrados 118 casos, uma alta de cerca de 20%. Cerca de 400 mil pessoas usam o transporte diariamente.

Conforme o engenheiro especialista em segurança do trabalho Danilo Souza, a maior causa é distração causada pelo uso do celular.

Em uma das imagens divulgadas pela CCR Metrô, é possível ver o momento que um homem se distrai e cai nos trilhos. Os vídeos também mostram as quedas de duas mulheres nas escadas fixa e rolante.

Além das escadas, o sistema disponibiliza elevadores, que são prioritários para pessoas idosas, gestantes ou com dificuldades de locomoção.

“Cerca de 80% dos acidentes acontecem nas escadas, sejam fixas ou rolantes. Hoje, um ponto de destaque é o famoso celular, que é um grande aliado para a gente durante o dia. No entanto, quando a gente está fazendo o uso dos equipamentos, acabam se tornando um vilão, que podem causar acidentes, porque a gente acaba perdendo a atenção e o cuidado necessário para poder deslocar em segurança”, contou Danilo Souza.