Por Fernando Abelha
A propósito do Projeto de lei 1466/2025 – que trata de alterações e remunerações do Poder Executivo Federal e consequentes emendas de parlamentares em defesa da correção dos salários de ferroviários ativos, aposentados e pensionistas, obtivemos junto a Manoel Geraldo Costa, presidente da Associação dos Aposentados – AARFFSA a desalentadora informação de que nada foi aprovado.
Manoel Geraldo esclareceu que “sobre a então MP 1286/24, foram inseridas várias emendas, da lavra de parlamentares, aos quais, a classe agradece o imprescindível apoio.
Dentre eles:
Deputados federais:
Laura Carneiro, PSD RJ; Paulo Abi- Akel- PSDB-MG; Reymont- PT – RJ; Mauricio Marcom- PODEMOS – RS. e o Senador Isalcy Lucas- PL RJ.
A Medida Provisória foi encaminhada ao plenário transformada em Projeto de lei 1466/2025, que trata da alteração de cargos e remunerações no Poder público federal. Apenas a deputada Laura Carneiro voltou a apresentar emenda.
A referida emenda apresentada pela nobre deputada, a quem a classe agradece pelo inestimável apoio, tratava da atualização da tabela salarial da extinta RFFSA. Foram contabilizados e anexados mais de 4000 abaixo assinados, difundido por diversos órgãos de classe e ferroviários em geral.
Inicialmente, foi solicitado por alguns deputados a retirada de pauta de nossa emenda que, infelizmente, acabou sendo rejeitada por falta de orçamento. Temos informações de que apenas uma emenda, entre dezenas apresentadas, mereceu aprovação.
É uma enorme derrota da classe, que tinha a expectativa de correção da enorme e comprovada injustiça contra os ferroviários, responsáveis por transportar, por mais de um século, riquezas de norte a sul deste país.
Vamos em frente, pois, somos resilientes e não desistiremos. Precisamos retomar a atenção para carta enviada ao Presidente da República, contendo várias demandas, extraídas do Primeiro Congresso Nacional dos Ferroviários, inclusive a revisão da tabela salarial. Esta carta, da lavra de vários órgãos de classe, encontra-se em analise, na Ouvidoria do Ministério dos Transportes.
A LUTA CONTINUA.”

Pelo menos eles tentaram mas a votação é que decide.
Estou preocupada com a declaração do IRPF da minha mãe pois ainda não consegui fazer porque o informe de rendimentos não está disponível. Hoje tentei pegar pelo banco e não consta.
Nao sei o que fazer para ela não pagar multa.
CurtirCurtir
Eu entrei no Meu INSS e agendei atendimento em uma agência. Só assim para se conseguir o informe de rendimentos. Total falta de consideração.
CurtirCurtir
ISTO ACONTECEU COMIGO TAMBÉM O COMPROVANTE DE RENDIMENTOS DO ANO 2024 NÃO ESTAVA DISPONIVEL TIVE QUE AGENDAR UMA DATA PARA OBTE-LO MAS O PROBLEMA CONTINUA POIS O INSS NÃO ENVIOU A DIRF PARA A RECEITA FEDERAL, AGORA ESTOU NA MALHA FINA POR ISSO. SERÁ MAIS UMA FRAUDE?
CurtirCurtir
LAMENTAVEL,UMA DERROTA FRAGOROSA PARA A CATEGORIA, NAÕ PERCEBEMOS NENHUM EMPENHO POR PARTE DO MOVIMENTO SINDICAL, E AGORA JOSÈ ? MANTER O MANTRA, A LUTA CONTINUA? DE QUE JEITO, ATÉ A MORTE NOS ALCANÇAR?
CurtirCurtir
Edneide vi na base de dados da Receita, através do e-CAC, Meu Imposto de Renda, que não consta nenhum Informe de Rendimento encaminhado pelo INSS(2025/2024), só o da Refer. Vou fazer meu IR por esta informação. Depois se precisar faço uma declaração retificadora.
CurtirCurtir
Carmen no caso da minha mãe é só o do INSS, ela não tem brneficio pela Refer.
CurtirCurtir
Realmente muito lamentável tudo isso, e com muitos sofrimentos das pessoas que trabalharam anos e anos; porém agora sofrem com esses descasos.
Cara Edneide Ferreira, basta vc ir a uma agencia do INSS que eles irão liberar pra vc, já que o tempo é curto para fazer agendamentos.ok.
Ps..Meu caro João Abelha, alguma novidade sobre o aumento de 5,32 do acordo de 2025/26, será que pode entrar na folha de junho/25?
Um abraço.
CurtirCurtir
Claudio
Sim, Está previsto.
CurtirCurtir
Segunda-feira vou na agência de novo ver se consigo pois no dia em que fui o extrato lá apareceu zerado também.
CurtirCurtir
Edineide, isto pode te ajudar. Soube por uma amiga que ela procurou outra agência e conseguiu o Informe de Rendimentos. Ela também só tem o INSS. Boa sorte!
CurtirCurtir
bom dia Sr.Abelha sabe informar se os 5.32 dos aposentado e o da paridade roda na folha de junho p pagar em julho obrigado
CurtirCurtir
Carlos
É possivel…
CurtirCurtir
obrigado pela resposta sempre jentil bom dia boa semana
CurtirCurtir