Gostaríamos de expressar nosso mais profundo agradecimento ao Sr. João Abelha pela homenagem tão respeitosa, sensível e generosa publicada neste espaço, bem como a todos os leitores e companheiros de luta que, ao longo do tempo, acolheram com atenção e solidariedade seus textos e reflexões.

Mesmo sem terem se conhecido pessoalmente, a admiração e o respeito mútuos que existiam entre o Sr. João e ele sempre foram muito claros para nós. Sabemos o quanto essa troca, movida pelo ideal de justiça, pelo compromisso com a memória da Rede Ferroviária Federal e pela defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas, lhe foi importante.

Nosso Alcir, que viveu intensamente os tempos da RFFSA e sentia na pele a frustração de ver tantos colegas e famílias sendo esquecidos, encontrou neste blog um canal para sua indignação, sua esperança e sua vontade de colaborar, até o fim da vida, para que a categoria tivesse sua dignidade reconhecida. Foi um espaço que o estimulou e lhe deu sentido. Saber que suas palavras encontraram eco e acolhimento é um alento para nós neste momento de despedida.

Desejamos profundamente que as reflexões deixadas por ele, junto às de tantos outros companheiros, continuem contribuindo para despertar consciências e mobilizar ações concretas por parte das autoridades competentes — ações que resultem em justiça, em correções devidas, e na valorização de uma categoria que tanto fez pelo Brasil.

Nosso muito obrigado, Sr. João, por esta amizade rara, pela confiança e pelo espaço concedido. E a todos os leitores que com ele comungaram dessa causa: nosso carinho, respeito e gratidão.

Com afeto,

Arminda da Silva de Souza, esposa; e filhos:

Luciane da Silva de Souza

Jaqueline da Silva de Souza

João Luis da Silva de Souza